Ventos com 20% da velocidade da luz em Buraco Negro

ilustração artística de um Buraco Negro com ventos super-rápidos.
Crédito: ESA

Não dá para observarmos um buraco negro.
Quando falamos que observamos um buraco negro, estamos dizendo que observamos o seu efeito na matéria próxima ou que observamos jatos expelidos a velocidades relativísticas em determinados comprimentos de onda, na vizinhança do buraco negro.

Normalmente, quando a matéria “cai” na direção de um buraco negro, ela é super-acelerada e super-aquecida.
Com esses efeitos, ela emite radiação nos comprimentos de onda dos raios-gamma e raios-X, ou seja, nas partes mais energéticas do espectro eletromagnético.

Esse fluxo de material expelido das vizinhanças do buraco negro são chamados de ventos.

Quando os buracos negros recebem um contributo muito grande de matéria, logicamente que esse vento se intensifica, e os astrônomos podem estudar ainda mais e melhor as características dos buracos negros.

Foi isso que aconteceu recentemente: os astrônomos usaram os telescópios espaciais XMM-Newton da ESA e o NuSTAR da NASA e fizeram as medidas mais detalhadas até ao momento do fluxo de matéria sendo expelida por um buraco negro.

O buraco negro estudado fica na galáxia ativa conhecida como IRAS 13224-3809.

Os astrônomos registaram ventos que atingiram uma velocidade de 71000 km/s, ou seja, 0.24 da velocidade da luz, fazendo com que esse buraco negro esteja no top 5 dos buracos negros com os ventos mais rápidos já registados.

Além disso, como a campanha de observação durou 17 dias, os cientistas puderam observar a variação na intensidade desse vento.
Essa mudança na intensidade dos ventos foi registada por meio do aumento da temperatura.

Outra observação importante foi notar a mudança na assinatura química do gás que estava fluindo do buraco negro.

Todas essas análises são cruciais para se entender cada vez mais os buracos negros, e entender todos os mecanismos que ali funcionam.

Como os buracos negros possuem um papel fundamental nas galáxias, entender bem o fluxo de matéria que sai da sua vizinhança é de suma importância para se entender como os buracos negros podem influenciar a formação de estrelas nas galáxias, e consequentemente como eles estão relacionados com a evolução das galáxias.

Fontes: ESA, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights