A Nebulosa Pata do Gato

Nebulosa da Pata do Gato (HD). Aquisição: iTelescope–Portugal; processamento: Ruben Barbosa.

NGC 6334, também conhecida pela nebulosa Pata do Gato devido às três bolhas de gás na parte esquerda da imagem fazerem lembrar as almofadas das suas patas, é uma vasta região de formação de estrelas massivas na nossa galáxia, localizada na direção da constelação de Escorpião (hemisfério Sul), a cerca de 5.500 anos-luz de distância e com comprimento estimado de 50 anos-luz.

O gás e a poeira escondem estrelas azuis muito brilhantes, com cerca de 10 vezes a massa do Sol, nascidas recentemente (há poucos milhões de anos), estimando-se que existam dezenas de milhares de estrelas nesta nebulosa.

As emissões de radiação mais fortes têm origem, na sua maioria, no gás de hidrogénio ionizado provocado pelas estrelas locais de grande massa.

Nebulosa da Pata do Gato. Aquisição: iTelescope/Carlos Soares; processamento: Ruben Barbosa.

Na almofada central da imagem seguinte, pode observar-se uma bolha em tons de azul resultante das fortes emissões de OIII, que se pensa ser provocada por uma estrela do tipo Wolf-Rayet, em fase final de evolução que estará a perder massa devido à ação do seu vento; uma outra explicação relaciona-se com o facto de poder ser um remanescente de uma supernova recente.

Uma visão panorâmica através da Pata de Gato e da Lagosta ao longo de 1 minuto:

A pouca distância deste magnífico objeto, encontra-se a Nebulosa da Lagosta, também um berçário estelar, exibindo elegantes estruturas que resultam de interações entre ventos estelares, campos magnéticos, pressão da radiação e gravitação.

NGC 6357, a Nebulosa da Lagosta (HD). Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento: Ruben Barbosa.

O grupo iTelescope – Portugal é constituído por mais de uma dezena de astrónomos amadores e tem como objetivo aprofundar as competências adquiridas, a partilha de conhecimentos, promover a cultura científica através da astronomia e contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos astronómicos.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.