Google+

«

»

Abr 20

O esplendor da Galáxia Cata-vento do Sul

Galáxia Cata-vento do Sul (HD). Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento (HaLRGB): Ruben Barbosa.

Depois de um passeio pela elegante teia cósmica da Nebulosa da Tarântula, o grupo iTelescope-Portugal decidiu visitar a deslumbrante galáxia Cata-vento do Sul. Este é o nosso 7º trabalho.

A galáxia Cata-vento do Sul (M83, NGC 5236 ou Galáxia dos Mil Rubis) é uma espiral barrada localizada a aproximadamente 15 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação de Hydra. Tem cerca de 40.000 anos-luz de diâmetro e é a galáxia dominante do grupo M83, juntamente com Centaurus A e a NGC 5253.

Foi a terceira galáxia a ser descoberta e tem sido abundante em supernovas, sendo conhecidas pelo menos seis.

As zonas rosadas que observamos na imagem são regiões HII onde ocorre intensa formação estelar enquanto os pontos azuis são aglomerados estelares recém-formados. Esta conjugação de cores levou a que fosse conhecida por galáxia dos Mil Rubis. Entre os braços existem regiões de baixa densidade estelar e nuvens escuras que acompanham a estrutura espiral. No plano distante, é possível observar duas galáxias à esquerda da M83; uma aproximação irá revelar mais galáxias distantes.

Aquisição de dados efetuada pelo grupo iTelescope – Portugal (Ha: 5×600”, Lum: 8×600”, RGB 7×300” cada), utilizando equipamento remoto (telescópio: Planewave CDK 17″, camara: FLI Proline 16803, montagem: Planewave Ascension 200HR); processamentos: Ruben Barbosa.

O grupo iTelescope – Portugal é constituído por mais de uma dezena de astrónomos amadores e tem como objetivo aprofundar as competências adquiridas, a partilha de conhecimentos, promover a cultura científica através da astronomia e contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos astronómicos.

Artigos anteriores:

1. Centaurus A: a radiogaláxia mais próxima da Terra
  2. A nebulosa da Lagosta: um berçário estelar
  1. Supernova AT2016gkg: um pormenor de requinte na NGC 613
  2. Um breve olhar pelo aglomerado de galáxias da Fornalha
  3. NGC 346 – Um berçário estelar na Pequena Nuvem de Magalhães
  4. A Nebulosa da Tarântula: deslumbre e violência cósmica
  5. A Nebulosa Pata do Gato (#2)

Ruben Barbosa

• É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho e mestre em Desenvolvimento curricular pela Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

• É astrónomo amador desde 2000 e gosta de divulgar astronomia,

• As áreas de Astronomia com maior interesse são a Exoplanetologia, a Radioastronomia e a Cosmologia.

• É o autor do Projeto ART, que tem como objetivo a construção de um rádio-telescópio semi-profissional. http://www.radioastrolab.com/pdf/ART_ENG.pdf.