Fogo de artifício cósmico sobre o Paranal

Créditos: P. Horálek / ESO

Nesta bela fotografia panorâmica, o céu nocturno por cima do Very Large Telescope do ESO (VLT) mostra-nos a nossa vizinhança cósmica em todo o seu esplendor.

O VLT situa-se 2635 metros acima do nível do mar, no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile. Esta imagem ilustra a importância, e os benefícios, de colocar telescópios astronómicos em sítios tão remotos! Qualquer pessoa que empreenda a longa viagem até ao local — como foi o caso do Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, que obteve esta imagem — é recompensada com uma vista verdadeiramente espectacular.

À direita, por trás da linha dos quatro Telescópios Principais de 8,2 metros que juntos compõem o VLT, podemos ver os ténues tons verdes e vermelhos da luminescência atmosférica, iluminando o céu logo acima do horizonte. A iluminar o céu temos também a luz zodiacal. Esta luz difusa tem origem em partículas minúsculas de poeira espacial que se encontram no plano do Sistema Solar e que dispersam a radiação.

No entanto, e para além destes fenómenos interessantes, o elemento mais distinto da imagem é sem dúvida o arco da Via Láctea. O arco brilhante da nossa casa galáctica encontra-se polvilhado de filamentos escuros de poeira, os quais absorvem e obscurecem a radiação emitida por estrelas que se encontram por trás deles, e de manchas brilhantes onde novas estrelas se estão a formar.

Mesmo por baixo da Via Láctea podemos ver duas das nossas pequenas vizinhas galácticas, a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães, e por baixo destas encontram-se dois dos mais pequenos Telescópios Auxiliares de 1,8 metros do VLT.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights