ALMA revela sanduíche de poeira ao redor de estrela jovem

Crédito: Yin-Chih Tsai / ASIAA

O ALMA está revolucionando várias áreas da astronomia, mas aquela que talvez ele esteja mais contribuindo seja no estudo dos discos de poeira ao redor de estrelas recém formadas.

O poder de observação, e o comprimento de onda específico no qual ele observa esses objetos, permite que ele possa resolver com uma precisão incrível essas estruturas de suma importância para se entender o processo de formação planetária.

Recentemente um grupo de astrônomos usou o ALMA, apontou ele para uma estrela jovem e observou o seu disco protoestelar.
Só isso já seria fantástico, pois pensava-se que no começo da vida de uma estrela ela não teria como formar esse tipo de disco, devido à grande atividade magnética.

Mas as coisas impressionantes não param por aí.
A estrela estudada é conhecida como HH 212, fica localizada em Orion, a cerca de 1300 anos-luz de distância da Terra.
A protoestrela central tem apenas 40.000 anos de vida e uma massa equivalente a 1/5 da massa do Sol.

Estudos anteriores já haviam mostrado que essa protoestrela tinha um disco de acreção ao seu redor, mas com o ALMA, os astrônomos puderam ver em detalhe esse disco e observar características importantes.

Os astrônomos não só observaram o disco na sua extensão lateral, mas também puderam ver sua extensão vertical.
O disco tem 60 UA de raio e mostra uma linha escura na sua região equatorial, o que faz com ele se assemelhe a uma sanduíche.

First detection of equatorial dark dust lane in a protostellar disk at submillimeter wavelength from ALMA Observatory on Vimeo.

Essa observação do ALMA abre mais uma importante janela na observação dos discos de acreção ao redor de protoestrelas, além de reescrever a teoria de formação desses discos.

O ALMA, com sua impressionante resolução, permite observar a estrutura vertical dos discos, o que faz com que os astrônomos possam ter ideias sobre como acontece o processo de crescimento de grãos, o que é importante nas fases iniciais da formação planetária.

Com o ALMA pode-se ver como se dá o processo de formação de planetas desde o seu início, ou até mesmo antes dele começar.

Fontes: ALMA, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights