Deslizamentos de terra em Ceres revelam segredos

Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA

Ceres, o famoso planeta-anão do cinturão principal de asteroides do nosso Sistema Solar, é um objeto interessante de ser estudado e desde que a sonda Dawn ali chegou, ela vem revelando os segredos de Ceres.

Já foi possível descobrir que Ceres tem gelo, sal, pontos brilhantes, uma atmosfera transiente, entre outras coisas.

Um estudo recente tem provado que Ceres é formado basicamente de rocha e gelo.

Nesse estudo, os pesquisadores, geólogos planetários, usaram o conhecimento de feições encontradas no nosso planeta, para de maneira análoga interpretar o que está acontecendo em Ceres.

Graças às imagens de alta resolução da sonda Dawn, foi possível mapear em Ceres feições relacionadas a deslizamentos de terra. Essas feições são indícios de que o material era fluidizado em Ceres.

Os pesquisadores identificaram 3 tipos de deslizamentos de terra:

O Tipo I são deslizamentos arredondados, grandes e ocorrem nas altitudes maiores, onde provavelmente o gelo em Ceres estava localizado. Se assemelham a deslizamentos em geleiras/glaciares.

O Tipo II é o mais comum e ocorre nas latitudes intermediárias. Eles lembram depósitos de avalanches encontrados na Terra e são mais finos e alongados que os de Tipo I.

O Tipo III acontece em baixas altitudes das grandes crateras e aconteceu quando o gelo derreteu durante os eventos de impacto.

Normalmente processos que ocorrem na superfície são independentes da latitude, mas em Ceres foi possível notar uma maior acumulação de deslizamentos nos polos do que no equador. Isso é um indicativo de que o gelo está afetando o processo e por isso que quanto mais distante dos polos menor a incidência dos deslizamentos.

Com base na forma e tamanho das crateras e com o estudo dos deslizamentos, os pesquisadores também estimaram que as camadas superiores de Ceres possuem entre 10% e 50% de gelo.

Os pesquisadores ficaram animados ao encontrar em Ceres feições que lembram muito àquelas encontradas no nosso planeta.
Além disso, estão prestes a afirmar que ele é o mundo congelado mais interno do Sistema Solar.

Fontes: Comunicado de Imprensa, Astronomy Now.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights