Aproximação à Nebulosa da Bolha

Crédito: Bernard Michaud

Esta bonita imagem mostra-nos a Nebulosa da Bolha, NGC 7635, que se encontra a cerca de 11 mil anos-luz de distância da Terra.

Soprada pelo vento estelar e pela radiação de uma estrela maciça, esta bolha tem agora cerca de 7 anos-luz de diâmetro.

Abaixo e à esquerda do centro da bolha encontra-se uma estrela bastante quente, do tipo O, centenas de milhares de vezes mais luminosa e cerca de 45 vezes mais maciça que o Sol.

No vídeo seguinte, utilizando imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo telescópio WIYN no Arizona, podemos ver o que seria uma aproximação à Nebulosa da Bolha.

Claro que no vídeo existem diversas interpretações artísticas e as distâncias mostradas tiveram que ser bastante comprimidas.

Créditos do vídeo: NASA, ESA, and F. Summers, G. Bacon, Z. Levay, e L. Frattare (Viz 3D Team, STScI);
Reconhecimentos: T. Rector/University of Alaska Anchorage, H. Schweiker/WIYN e NOAO/AURA/NSF, NASA, ESA, e the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)