Novidades sobre Água em Marte

Crédito: NASA / JPL-Caltech

O objetivo do rover Curiosity, em Marte, não era encontrar vida, mas sim descobrir se em algum momento na sua história, o Planeta Vermelho teve as condições necessárias para suportar a vida.
Entre essas condições está o facto da água ter existido na superfície do planeta. Mas não qualquer água! Teria que ser uma água com pH neutro, de modo a que as possíveis formas de vida pudessem consumir essa água sem problema.
Além disso, outra coisa importante é saber por quanto tempo essa água existiu no solo marciano.

A primeira parte o rover Curiosity já havia solucionado, pois através da análise das rochas descobriu que o interior da cratera Gale foi no passado o fundo de um lago.
Determinou também que algumas regiões foram rios.

Para descobrir por quanto tempo a água esteve ali, o Curiosity precisou analisar os veios de sílica presentes nas rochas, esses veios são chamados de halos.

A sílica é um mineral que existe na presença de água, portanto ao analisar os veios, de forma relativa é possível saber por quanto tempo a água percolou pelo solo marciano.

Com o seu conjunto de instrumentos e com a grande quantidade de tempo em Marte, o rover Curiosity pôde encontrar sílica em halos localizados em rochas com 20 a 30 metros de elevação, indicando uma rocha muito mais jovem do que, por exemplo, a sílica encontrada na base da cratera Gale.

Isso mostra que mesmo após o lago da Cratera Gale ter secado, a água continuou ali, existindo, fluindo pelas fraturas.
Como é que se sabe que o lago já havia secado?

Os geólogos determinaram que o tipo de rocha sedimentar que eles estavam analisando foi transportada pelo vento, formando dunas. Essas dunas só se formaram após o lago estar seco.

Assim, os halos se formaram nas rochas muito tempo depois do lago ter secado, indicando que a água em Marte fluiu até uma época muito mais recente do que se pensava anteriormente.

Fontes: Phys.org , Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights