Novas Evidências de Gelo de Água na Lua

Onde podemos encontrar gelo no Sistema Solar, além da Terra, Marte e Mercúrio?
Bem, desde 2015 que sabemos que existe gelo aprisionado na Lua.

Agora, um novo estudo feito com dados da sonda LRO, confirmou e melhorou a estimativa de gelo de água no nosso satélite.

Os pesquisadores encontraram gelo na Lua comparando as leituras de temperatura feitas pelo instrumento Diviner da LRO com medidas de brilho feitas com o altímetro LOLA.

Nessas comparações as áreas mais frias perto do polo sul da Lua também são as áreas mais brilhantes indicando a presença de gelo ou de outro material brilhante.

Em 2015, esses depósitos já haviam sido propostos, e os estudos mais recentes só vieram confirmar a presença desse gelo na Lua.

Os depósitos congelados aparecem em pequenas porções e são finos.
Além disso, o gelo não é limpo: ele é formado por uma mistura de solo, poeira e regolito.

Os pesquisadores não encontraram grandes extensões de gelo.
O gelo foi encontrado nas chamadas armadilhas frias, ou seja, crateras ou regiões da Lua que ficam eternamente nas sombras.

A temperatura nesses pontos atinge os -163ºC.
Nessas condições, o gelo de água pode persistir por milhões ou bilhões de anos.

Mercúrio possui essas mesmas armadilhas e também possui gelo de água aprisionado ali.
E por incrível que possa parecer, mesmo Mercúrio sendo o planeta mais próximo do Sol, ele possui 400 vezes mais gelo do que a Lua.

Um ponto importante que ainda não está definido é qual a idade desse gelo na Lua.
Esse gelo pode ter sido levado pelos cometas ou asteroides, e isso faria com que esse gelo fosse tão velho quanto o Sistema Solar. Dessa forma, a água teria sido entregue bastante cedo tanto na Lua como na Terra.
Mas se a água for produzida por reações químicas guiadas pelo vento solar, essa água seria mais recente. E isso poderia representar a presença de depósitos enterrados na Lua mais antigos e gelo mais recente na superfície.

Essa pesquisa é importante, pois confirma a presença de água na Lua e pode ajudar a entender a origem da água na Terra.

Fonte: NASA