Buraco Negro numa banheira

Crédito: The University of Nottingham

O que será que acontece nas imediações de um buraco negro?

Essa é uma pergunta que intriga os cientistas desde que os buracos negros foram teorizados, mas que agora começa a ser vislumbrada.

Para entender isso, e o experimento que foi feito, temos que entender algumas coisas antes.

Alguns buracos negros são considerados buracos negros em rotação.
Para você ter uma imagem de um buraco negro em rotação, lembre-se do buraco negro do filme Interestelar.

Com isso em mente, continue pensando no filme Interestelar.

Teoricamente, quaisquer ondas se aproximando do buraco negro em rotação seriam afetadas e sofreriam seus efeitos.
Entre esses efeitos, as ondas poderiam ser defletidas para longe do buraco negro ao invés de serem sugadas para dentro dele.
Nesse processo, as ondas ganham uma energia adicional a partir da rotação do buraco negro.

Esse processo de adicionar energia é chamado de super-radiância.
Esse conceito, entre outras coisas, é a base da radiação de Hawking.

Mas como provar isso através de um experimento?
Basicamente tudo que lida com buracos negros fica no campo teórico.

Mas um grupo de pesquisadores conseguiu algo sensacional: criar um experimento onde é possível observar a super-radiância.

Os pesquisadores, pensaram que na água esse fenômeno seria observado, e então montaram um experimento.
Para isso, usaram uma banheira com 3 metros de comprimento, 1.5 metros de largura e 50 cm de profundidade.
Colocaram no centro da banheira um sistema de drenagem que imitava um buraco negro e usaram pequenos pontos de papel brancos para poder observar o movimento ao redor do buraco negro criado em laboratório, ou melhor na banheira.

Com esse experimento, os pesquisadores conseguiram recriar a super-radiância, e entender ainda mais como o processo funciona ao redor de um buraco negro real.

Eles esperam que esse tipo de experimento possa ser feito mais vezes para entender diversos fenômenos astrofísicos.

Fontes: EurekAlert, Astronomy Now