Os Olhos do Atacama

Crédito: A. Duro / ESO

Esta fotografia foi tirada na extremidade norte do Salar de Atacama — o maior deserto de sal do Chile, que se situa perto da cidade de San Pedro de Atacama, no norte do Chile. O local é muito popular entre turistas chilenos e visitantes internacionais. No deserto de sal existem duas lagoas de água doce muito próximas uma da outra: os Ojos de Salar, i.e. os Olhos da Salina.

Durante o dia o local é visitado por muitos turistas que vêm de San Pedro de Atacama em excursões organizadas. Nesta imagem podemos ver um dos dois buracos cheios de água no meio da paisagem árida ao final do dia, quando o local volta a ficar calmo, após a passagem dos turistas. O olho de água reflete de forma perfeita o céu na sua passagem do dia para a noite. Enquanto as nuvens do lado direito ainda se encontram alaranjadas com a luz do pôr do Sol, o céu à esquerda mostra já algumas estrelas.

Este sítio não se encontra muito longe do Planalto do Chajnantor, onde 5000 metros acima do nível do mar está instalado o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) — um observatório de design revolucionário, composto por 66 antenas de alta precisão. O deserto do Atacama é o local perfeito para o ALMA, já que a baixa humidade e a elevada altitude se combinam para fornecer as condições ideais para a observação astronómica.

Esta fotografia foi tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Adhemar Duro.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights