Astrónomos constroem em LEGO® o observatório mais avançado do mundo

O modelo em LEGO® da plataforma do Paranal é entregue ao Diretor Geral do ESO.
Crédito: ESO / Frans Snik

Foi preciso juntar algumas das mais brilhantes mentes científicas e tecnológicas para construir o Observatório do Paranal no Chile, um dos maiores e mais sofisticados observatórios do mundo.
Agora o astrónomo holandês Frans Snik, juntamente com uma equipa de pessoas dedicadas, criou um modelo LEGO® único da plataforma do Paranal completa, com réplicas dos quatro Telescópios Principais de 8,2 metros do VLT, dos quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros e ainda alguns detalhes minúsculos surpreendentes.

Os toques finais são aplicados ao modelo LEGO® da plataforma do VLT.
Crédito: ESO / Frans Snik

Este extraordinário modelo perfeitamente único foi entregue ao ESO, encontrando-se em exposição na Sede do ESO em Garching, na Alemanha. Quando o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO abrir em 2018, o modelo passará a ser exposto nesse local.

Um interferómetro em LEGO®!
Crédito: ESO / Frans Snik

O modelo da plataforma do Paranal, a uma escala de aproximadamente 1:150, inclui os telescópios do VLT e as respectivas cúpulas. Podem igualmente ser construídos todos os instrumentos usados no VLT real. Há também modelos precisos do VST, do VISTA e do Edifício de Controlo.
Cada Telescópio Principal de 8,2 metros precisa de exatamente 3104 peças e o modelo completo da plataforma do Paranal necessita de mais de 25 000 partes individuais — para além de muito tempo e paciência!
Os telescópios rodam e todas as persianas e aberturas das cúpulas abrem e fecham.
Os quatro Telescópios Auxiliares podem ser deslocados ao longo dos carris, tal como os verdadeiros, e os túneis do VLTI comportam um interferómetro em miniatura que funciona e consegue produzir franjas reais.

Todos os telescópios do VLT estão agora construídos em LEGO®.
Fonte: ESO / Frans Snik

Construir o modelo de um telescópio é uma excelente maneira de compreender como funcionam os modernos instrumentos astronómicos complexos e qualquer pessoa ambiciosa (e que disponha de 5000 euros para gastar) pode construir a sua própria versão destes telescópios gigantes. Frans Snik dispõe-se a fornecer todas as instruções necessárias.

Como se tudo isto não bastasse, o Extremely Large Telescope do ESO, atualmente em construção próximo do Paranal, pode também ser construído em LEGO® — com a mesma escala que o modelo do Paranal.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights