Detectadas Moléculas de Metanol em Encélado

Créditos: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

O satélite de Saturno, Encélado, é um dos objetos mais comentados do Sistema Solar, e um dos locais onde se poderia buscar por algum tipo de vida.

Todo o hype envolvendo Encélado nasce do facto do satélite possuir um oceano de água líquida na subsuperfície, e esse oceano estar expelindo plumas para o espaço.

Essas plumas eventualmente servem de base para a formação do segundo anel mais externo de Saturno, o Anel-E.

Os cientistas já discutiram muito sobre a possibilidade de se encontrar os ingredientes para a vida em Encélado, principalmente depois da descoberta de fumarolas na base de seu oceano.

Porém, recentemente um grupo de pesquisadores, usando o rádio-telescópio IRAM de 30 metros em Pico Veleta, na Espanha, conseguiu detectar moléculas de metanol nas plumas expelidas por Encélado.

Essa foi uma descoberta surpreendente, pois essas moléculas não são as mais abundantes e nem as principais, mas conseguiram ser destacadas e observadas da Terra.

Aliás, essa é outra grande contribuição: mostrar que a química das plumas de Encélado pode ser decifrada a partir da Terra.

O metanol pode ter 2 possíveis origens: ou é uma nuvem de gás expelida por Encélado e que foi aprisionada pelo campo magnético de Saturno, ou é o gás que tem sido espalhado no Anel E de Saturno.

Em ambos os casos a concentração de metanol é muito maior que nas plumas.

Os pesquisadores dizem que esperam dados da Cassini para poder comprovar suas observações.
Dizem também que continuarão realizando observações.

O principal a reter aqui é que a química de um objeto pode ser muito mais complexa do que possamos imaginar.
Essa presença de metanol seria um golpe muito grande contra aqueles que defendem que possa haver vida como a conhecemos em Encélado.
Por isso, os pesquisadores dizem que sempre antes de anunciar, ou até mesmo de ventilar a possibilidade de vida num objeto, é preciso ter muito cuidado, pois as complexidades são enormes e podem te surpreender.

Fonte: Sci-news