Gabriela Mistral na Nebulosa de Carina

A nebulosa de Gabriela Mistral. Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento (HaLRGB): Ruben Barbosa.

NGC 3324 é um aglomerado aberto intimamente associado à nebulosa de emissão IC 2599, localizado a cerca de 7.200 anos-luz e que faz parte da Nebulosa de Carina.

Os dois objetos são muitas vezes confundidos como um único mas juntos são conhecidos por Nebulosa Gabriela Mistral devido à enorme semelhança com a poetiza chilena agraciada com o Prémio Nobel da Literatura em 1945.

Efetivamente, a foto de perfil da Gabriela Mistral quando sobreposta com a nebulosa (virada para o lado direito), exibe parecenças ao nível da boca, nariz e testa. Para melhor ilustrar, fiz uma animação aqui.

O gás e a poeira existentes nessa região originaram uma explosão de nascimento de estrelas extremamente maciças e quentes, e a radiação UV emitida por essas estrelas provoca o brilho no gás que observamos atualmente.

As manchas escuras na imagem são regiões onde o pó bloqueia a luz do gás brilhante de fundo.

Mais à direita, podemos observar NGC 3293, um aglomerado aberto composto por mais de 100 estrelas (mais brilhantes que a 14ª magnitude), sendo que as mais brilhantes são supergigantes azuis (magnitude aparente 6.5 e 6.7) e uma supergigante vermelha pulsante V361 Carinae (magnitude 7).

A imagem seguinte mostra uma visão panorâmica da Nebulosa de Carina; a NGC 3324 encontra-se na parte inferior direita da imagem:

A Nebulosa de Carina. Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento (HaLRGB): Ruben Barbosa.

O grupo iTelescope – Portugal é constituído por mais de uma dezena de astrónomos amadores e tem como objetivo aprofundar as competências adquiridas, a partilha de conhecimentos, promover a cultura científica através da astronomia e contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos astronómicos.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights