Dupla visão

Crédito: ESO

A cerca de 95 milhões de anos-luz de distância, na constelação do Octante, situa-se a NGC 7098 — uma galáxia em espiral intrigante com vários grupos de estruturas duplas. O primeiro destes grupos é o duo de estruturas em forma de anel que se enrolam à volta do coração nebuloso da galáxia, os braços em espiral da NGC 7098. Esta região central alberga uma segunda estrutura dupla: uma barra dupla.

A NGC 7098 desenvolveu igualmente estruturas chamadas ansas, visíveis sob a forma de traços pequenos e brilhantes situados em cada ponta da região central. As ansas são áreas visíveis de grande densidade e que normalmente tomam formas lineares, circulares ou em nó, podendo ser encontradas nas extremidades dos sistemas de anéis planetários, em nuvens difusas e, como é o caso da NGC 7098, em partes de galáxias que estão repletas de estrelas.

Esta imagem foi criada a partir de dados obtidos pelo instrumento FORS (FOcal Reducer and low dispersion Spectrograph), instalado no Very Large Telescope do ESO no Observatório do Paranal. Vê-se igualmente na imagem um conjunto de galáxias distantes, sendo a mais proeminente uma pequena galáxia em espiral vista de perfil do lado esquerdo da NGC 7098, chamada ESO 048-G007.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights