Kepler-1625b poderá ter uma exolua

Deteção de uma possível exolua em 3 trânsitos do exoplaneta Kepler-1625b.
Crédito: Schmitt et al., 2017.

Cientistas identificaram um novo candidato a exolua na órbita de Kepler-1625b. A descoberta foi realizada usando dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler e deverá ser confirmada no próximo mês de outubro com novas observações, desta vez, através do telescópio espacial Hubble.

Kepler-1625b é um gigante gasoso com aproximadamente 10 vezes a massa de Júpiter e orbita uma estrela com 0,96 vezes a massa do Sol, localizada na direção da constelação do Cisne, a cerca de 4000 anos-luz de distância. A sua presença foi detetada em 2016, usando o método dos trânsitos, numa órbita com um período aproximado de 287,4 dias.

O novo candidato foi identificado da mesma forma, em 3 trânsitos distintos, pelo que, de acordo com os investigadores, o sinal deverá ter um nível de certeza estatístico superior a 4 sigma. Caso se confirme a sua presença, esta será a primeira lua a ser identificada fora do Sistema Solar. O seu tamanho deverá ser semelhante ao de Neptuno, o que a tornará também na maior lua até agora conhecida.

Os dados obtidos pelo telescópio Kepler sugerem ainda que Kepler-1625b I se encontra numa órbita dinamicamente estável, “a grande distância do limite de Roche e confortavelmente no interior da esfera de Hill do planeta”.

Podem ler mais sobre esta descoberta aqui.