Rho Ophiuchi, cores intensas em tons de poesia

Rho Ophiuchi é um sistema estelar binário localizado a somente 400 anos-luz de distância, na direção da constelação de Ofiúco.

Este complexo de nuvens de gás e poeira, estende-se por uma área equivalente a 10 luas cheias e é uma região de formação estelar.

O complexo Rho Ophiuchi caracteriza-se pela harmoniosa combinação de cores fortes, nomeadamente:

• zonas coloridas azuis e rosa associadas a nebulosas de emissão;
  • inúmeras pistas de poeira castanho escura;
  • a estrela amarela Antares, uma supergigante e das estrelas mais brilhantes no céu noturno, localizada a 500 anos-luz de distância; e
  • à sua direita, o aglomerado globular M4 (NGC 6121), embora num plano mais distante, a cerca de 7.000 anos-luz.

Uma questão que podemos colocar prende-se com o motivo desta imagem ser tão colorida. As cores resultam de processos físicos. A poeira fina iluminada pela luz das estrelas produz nebulosas de reflexão; a radiação UV emitida pelas estrelas excita os átomos e originam nebulosas de emissão avermelhadas; as nuvens de poeira bloqueiam a luz das estrelas e originam pistas escuras. Mas ainda há mais radiação do espetro eletromagnético que é emitida mas não chega a ser captada pelos nossos olhos, como é o caso da radiação gama, raios-X, ultravioleta e infravermelho.

Rho Ophiuchi (HD). Aquisição: Björn Hoffmann; processamento: Roberto Colombari / Ruben Barbosa

O filme seguinte mostra o complexo Rho Ophiuchi captado pelo telescópio espacial Sptizer (banda do infravermelho):

Plataforma “O Universo em Fotografia”.