Buracos na Lua

Créditos: NASA, Lunar Orbiter 2; Lunar Reconnaissance Orbiter

Será que um dia os humanos vão poder viver na Lua, abaixo da sua superfície?

Em 2009, a sonda Japonesa SELENE viu um buraco na região de Marius Hills, na Lua. Inferiu-se que poderia ser uma entrada para um tubo de lava subsuperficial.
Os tubos de lava formaram-se há milhares de milhões de anos atrás, quando a Lua se estava a formar e continha vulcões ativos.

Observações posteriores com a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, permitiu perceber que aquele buraco/entrada teria várias centenas de metros de diâmetro e cerca de 100 metros de profundidade.

Mais recentemente, dados de radar feitos pela sonda SELENE permitiram perceber que na mesma região de Marius Hills não só existem mais “buracos”, mas sobretudo deve existir um vasto complexo de tubos de lava por baixo da superfície. Provavelmente, existem tubos de lava por vários quilómetros. O suficiente para se construírem “cidades”, caso queiramos lá viver.

Ou seja, estes antigos tubos de lava poderão ser ótimos locais para futuras colónias humanas.
Podem proteger os humanos das extremas diferenças de temperatura, dos impactos de micro-meteoritos, e da radiação solar.
Criando colónias por baixo da superfície, quiçá as entradas possam ser seladas, de modo a conter espaços nos tubos de lava que tenham ar que seja respirável pelos humanos.

Fontes: APOD, NASA, NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights