Telescópio BlackGEM será colocado no Observatório de La Silla do ESO

Concebido telescópio de seguimento de ondas gravitacionais.

Protótipo do telescópio BlackGEM na cúpula em Nijmegen, na Holanda.
Crédito: S. Bloemen

O ESO e um consórcio internacional de instituições assinaram um acordo ao abrigo do qual a rede de telescópios BlackGEM será colocada no Observatório de La Silla do ESO no Chile. A rede BlackGEM contribuirá para o estudo de buracos negros e estrelas de neutrões coalescentes e o acordo com o ESO garantirá que esta nova rede de telescópios beneficie de um dos melhores locais de observação no mundo e infraestruturas associadas.

A rede BlackGEM — inicialmente uma rede de 3 telescópios ligados, mas que se pensa expandir até 15 telescópios — está a ser concebida para tomar o seu lugar na linha da frente da astronomia observacional. Juntar-se-á à busca de alguns dos eventos mais poderosos e dramáticos do Universo — estrelas de neutrões e buracos negros em fusão. A BlackGEM procurará estes eventos no visível, seguindo detecções das características ondas gravitacionais que têm origem na fusão destes objetos altamente exóticos. As ondas gravitacionais propriamente ditas — rugas no próprio tecido do espaço-tempo — estão já a ser observadas pela nova geração de detectores de ondas gravitacionais, tais como o LIGO Avançado e o Virgo Avançado. A detecção de um sinal óptico transiente pelo BlackGEM irá localizar as fontes responsáveis pelas ondas gravitacionais, de modo a que telescópios maiores possam levar a cabo observações mais detalhadas, fornecendo-nos assim informações sem precedente sobre alguns dos mais extremos eventos do cosmos.

A rede BlackGEM funcionará também como um telescópio de rastreio altamente capaz e passará algum do seu tempo a mapear o céu austral, assim como a fazer estudos profundos de transientes de curta duração, sem relação com os eventos de ondas gravitacionais, e variáveis de período curto, possivelmente progenitoras de estrelas de neutrões e buracos negros coalescentes. Rastreios detalhados darão aos astrónomos informação estatística sobre os objetos no céu, permitindo por exemplo estudar como é que as galáxias evoluem desde o Universo primordial até ao atual.

Paul Groot, investigador principal do projeto BlackGEM disse: “Estou muito contente por o telescópio BlackGEM ir ser colocado no Observatório de La Silla do ESO, um dos melhores locais de observação no planeta. As importantes detecções recentes de ondas gravitacionais emitidas por pares de buracos negros coalescentes dão ainda mais ímpeto ao projeto BlackGEM, o qual nos permitirá investigar mais profundamente os eventos que dão origem às ondas gravitacionais. Esperamos obter uma imagem detalhada de alguns dos eventos mais poderosos da natureza”.

Fonte (transcrição): ESO

1 comentário

  1. Muito legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights