Hubble descobre estratosfera em exoplaneta

Créditos: Engine House VFX, At-Bristol Science Centre, University of Exeter

Quando os astrônomos estudam exoplanetas, um ponto principal que eles sempre querem entender é a atmosfera.
A atmosfera dos exoplanetas pode contar a história sobre ele, além de dar pistas sobre o tipo de planeta, sua constituição, entre outras coisas.

Embora o Telescópio Espacial Hubble não seja a principal ferramenta usada na descoberta de exoplanetas, ele é uma das principais ferramentas usadas no estudo da atmosfera desses planetas.

Assim, usando o telescópio espacial Hubble, um grupo de cientistas publicou um estudo feito no exoplaneta WASP-121b, onde foi possível encontrar a melhor evidência até ao momento da presença de uma estratosfera.

Estratosfera é uma camada atmosférica onde a temperatura aumenta com a altitude, e é comum nos planetas no nosso Sistema Solar.

O Wasp-121b é um Júpiter Quente, que tem 1.2 vezes a massa de Júpiter e 1.9 vezes o raio do gigante gasoso do Sistema Solar.
Ele leva 1.3 dias para dar uma volta ao redor da sua estrela e está localizado a cerca de 900 anos-luz de distância da Terra.

O estudo da estratosfera do planeta foi feito analisando como diferentes moléculas reagem a comprimentos de ondas particulares, usando assim as excelentes capacidades de espectroscopia do Hubble.
Os cientistas chegaram à conclusão da presença da estratosfera pois conseguiram detectar a presença de vapor de água.
A emissão de luz das moléculas de água indicam que a temperatura está aumentando com a altitude, e se isso acontece, quer dizer que o exoplaneta possui uma estratosfera.

No Sistema Solar, a estratosfera existe na Terra, onde o ozônio é responsável por aumentar a temperatura, e em Júpiter, Saturno e Titã, onde o metano faz esse papel.
No Sistema Solar a mudança de temperatura dentro da estratosfera é de cerca 56 graus Celsius, já no Wasp-121b, a mudança de temperatura é de 560 graus Celsius.

Mais uma vez, com uma grande descoberta surgem grandes questões.
Nesse caso, a principal, é: qual os componentes químicos responsáveis por esse aumento de temperatura?
Os cientistas apostam no óxido de titânio e em outros elementos que necessitam de alta temperatura para se manterem em estado gasoso.

Os pesquisadores esperam que o James Webb solucione essa questão.

O WASP-121b está se tornando um benchmark para os modelos atmosféricos, e as futuras observações poderão testar muitos desses modelos nesse exoplaneta.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights