Telescópio Hubble observa o eco de luz da supernova SN2013J na galáxia Messier 82

Descoberta em 21 de Janeiro de 2014, a supernova de tipo Ia SN2013J foi a mais brilhante dos últimos anos, atingindo a magnitude 10. Situada na famosa galáxia Messier 82, a cerca de 11.5 milhões de anos-luz na direcção da constelação da Ursa Maior, a explosão foi amplamente observada por astrónomos profissionais e amadores.

O espectacular efeito do eco de luz da supernova SN2013J na galáxia Messier 82, fotografado pelo telescópio Hubble.
Créditos: NASA, ESA, J. DePasquale, Z. Levay (STScI) e Y. Yang (Texas A&M/Weizmann Institute of Science)

Um dos instrumentos que observou de perto a evolução da supernova nos meses que se seguiram à sua descoberta foi o telescópio espacial Hubble. Dessas observações resultou, entre outras revelações, a detecção do eco de luz da supernova. Este efeito espectacular resulta da reflexão de luz da supernova em direcção à Terra por nuvens de poeira situadas na sua vizinhança. As imagens utilizadas para este vídeo foram obtidas com a Advanced Camera for Surveys, uma das câmaras do telescópio, entre 6 de Novembro de 2014 e 12 de Outubro de 2016.

A propagação do eco de luz da SN2013J observada pela Advanced Camera for Surveys (imagens mais pequenas). A imagem principal, obtida com a mesma câmara do telescópio Hubble, mostra a galáxia Messier 82 e a posição onde apareceu a supernova.
Créditos: NASA, ESA, Y. Yang (Texas A&M University and Weizmann Institute of Science, Israel), M. Mountain (AURA) e The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).

Referência: Space Telescope Science Institute

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights