Medido o movimento de estrelas com enorme precisão

Crédito: ESA/Hubble & NASA

Uma equipa de astrónomos utilizou as observações do Telescópio Espacial Hubble e do satélite Gaia, da ESA, para medir diretamente em 3D o movimento de estrelas individuais numa galáxia próxima de nós. A precisão dessa medição foi a maior conseguida até hoje.

A galáxia-anã do Escultor é uma galáxia satélite da Via Láctea, que se encontra a 300 mil anos-luz de distância da Terra.
Ao combinarem observações com 12 anos de diferença, os astrónomos conseguiram medir com enorme precisão o movimento de estrelas nessa galáxia. A precisão permite medir o movimento anual de uma estrela no céu que corresponde a medir o tamanho inferior a uma cabeça de alfinete na Lua.

Devido a esta galáxia-anã ser dominada por matéria negra, esta medição permite estudar melhor as propriedades da matéria negra e de como ela se distribui nas galáxias-anãs.
Os resultados mostram que nesta galáxia, a matéria negra aumenta gradualmente à medida que se vai para o centro. Isto está de acordo com os nossos modelos cosmológicos atuais.

Os resultados também mostram que a galáxia-anã do Escultor, como um todo, move-se ao redor da nossa Via Láctea com uma órbita muito inclinada e alongada.
Atualmente está próxima da Via Láctea (300 mil anos-luz), mas no seu ponto mais distante da órbita fica a 725 mil anos-luz de distância.

Fonte: Space Telescope

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights