Primeira Evidência Observacional de uma Supernova do Tipo Iax

Crédito: Russell Kightley

As supernovas do Tipo Ia têm um papel importante no nosso entendimento sobre o universo.
Elas são as chamadas velas padrão, usadas para medir com precisão distâncias até galáxias, graças ao facto de terem uma luminosidade bem definida.
Porém, pouco se sabe sobre os detalhes da explosão das supernovas.

Nesse tipo, a supernova acontece quando uma anã branca suga uma quantidade de energia de uma estrela próxima até que num certo ponto, ela não aguenta tanta massa e explode.

Mas alguns modelos sugerem que a explosão às vezes não é forte o suficiente para despedaçar totalmente a anã branca, e um pedaço dela sobra, e essa parte que sobra é empurrada para o espaço a uma altíssima velocidade.
Esse tipo de supernova é chamado de Tipo Iax.

Até ao momento só existia teoricamente e nunca tinha sido observada de facto.
Os astrônomos sempre quiseram tentar comprovar esse modelo, por isso procuram por estrelas se movimentando a altas velocidades pela galáxia.

Uma dessas estrelas é a LP 40-365, que foi identificada pela primeira vez em 2013 e chamou a atenção devido à sua alta velocidade.
Como a estrela tinha uma composição misturada, os astrônomos pensavam que ela no passado poderia ter tido uma companheira.

Usando telescópios espalhados pelo mundo, instrumentos de alta precisão e modelos computacionais sofisticados, os astrônomos simularam o comportamento da estrela.

Todas as análises feitas até ao momento indicam que a anã branca é na verdade a parte remanescente de uma supernova que ocorreu entre 5 e 50 milhões de anos atrás.

A velocidade com a qual a estrela está se movendo é maior que a velocidade de escape da Via Láctea, então prevê-se que ela irá sair da Via Láctea e nunca mais voltar.

A LP 40-365 é a primeira evidência observacional de uma supernova do Tipo Iax e por isso é um objeto que continuará sendo estudado de forma exaustiva, pois ele pode guardar o segredo sobre as explosões de supernovas.

Existem outros objetos também vagando pela galáxia a alta velocidade que serão estudados, com a finalidade de se tentar descobrir outras remanescentes desse tipo de supernova.

Fontes: CFHT, Phys.org, AstroPT