WASP-18 é um exoplaneta muito estranho!

Crédito da ilustração: Goddard Space Flight Center, NASA

WASP-18b é um exoplaneta Júpiter Quente que se encontra a cerca de 325 anos-luz de distância da Terra.
É um planeta bastante maciço, com 10 vezes mais massa que Júpiter.
O seu período orbital, o seu ano, é de somente 23 horas.

Uma equipa de cientistas da NASA utilizou os telescópios espaciais Hubble e Spitzer para estudar a atmosfera deste planeta e descobriu que ele tem uma estratosfera cheia de monóxido de carbono (CO), mas não tem quaisquer sinais de água (não tem vapor de água).
WASP-18b tem monóxido de carbono bastante quente na estratosfera e monóxido de carbono um pouco mais frio na troposfera (abaixo da estratosfera).

Devido a este planeta maciço que orbita muito perto da sua estrela-mãe ter uma composição atmosférica tão estranha, levanta-se a hipótese de ter tido uma formação planetária diferente da dos planetas gigantes do nosso sistema solar (e de outros sistemas planetários).
É que a interpretação científica da análise espectral prevê que este planeta está cheio de metais (elementos mais pesados que hidrogénio e hélio). Na verdade, parece ter 300 vezes mais metais que outros Júpiter Quentes. Esta alta metalicidade indica que WASP-18b poderá não ter sido formado da mesma forma que Júpiter ou exoplanetas Júpiter Quentes.

Como diz o investigador-principal deste estudo, Kyle Sheppard: “Não conhecemos qualquer outro planeta extrassolar com uma atmosfera superior completamente dominada por monóxido de carbono”.

Parece certo que o zoo de exoplanetas conhecidos está cada vez mais diversificado…

Fonte: NASA, artigo científico

Crédito da ilustração: Goddard Space Flight Center, NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights