20 exoplanetas parecidos com a Terra no catálogo do Kepler?

Crédito: NASA

O telescópio espacial Kepler, durante os anos de 2009 e 2013 caçou com muita eficiência exoplanetas usando a técnica do trânsito. Depois disso devido a problemas nos giroscópios ele teve que mudar a sua missão que agora é chamada de K2. Durante os 4 anos de operação completa, foi gerado um catálogo com 8054 candidatos a exoplanetas. Esse catálogo é público: as pessoas podem pesquisar nesse catálogo, podem desenvolver algoritmos para fazer suas buscas e tentar descobrir exoplanetas diferentes e promissores.

Um grupo de pesquisadores utilizou um algoritmo chamado de Robovetter para realizar uma busca automática nesse catálogo e tentar encontrar exoplanetas que poderiam ser parecidos com a Terra. Para que recebessem essa classificação, os exoplanetas deveriam estar na chamada zona habitável, onde a água existe em estado líquido, orbitar uma estrela parecida com o Sol, e ter uma órbita afastada da estrela, parecida com a Terra, entre seus 300 e 500 dias.

Rodando o algoritmos, os pesquisadores encontraram 20 exoplanetas promissores no catálogo do Kepler.
Entre esses 20 exoplanetas, um chama muito a atenção: ele é chamado de KOI-7923.01
Ele tem um tamanho muito parecido com o da Terra, orbita uma estrela parecida com o Sol, e a sua órbita ao redor da estrela é de 395 dias terrestres.

Os pesquisadores concluíram que ele é um pouco mais frio que a Terra, por estar mais distante da estrela e pelo facto da estrela ser um pouco mais fria que o Sol.
Para os pesquisadores, esse exoplaneta seria coberto por uma tundra fria, mas nada tão frio que não pudesse sustentar a vida.

Esses exoplanetas ainda são somente candidatos, precisam ainda ser confirmados por meio de observações feitas por observatórios na Terra ou pelo Hubble. O Kepler só pôde observá-los duas vezes, o que não é suficiente.
Vamos aguardar as confirmações para saber quais serão mesmo exoplanetas, e desses 20, qual será o mais promissor.

Fontes: Phys.org , artigo científico