Astrônomos descobrem Exocometa transitando estrela

Crédito: Danielle Futselaar

Um grupo de pesquisadores anunciou e publicou a descoberta dos primeiros exocometas: cometas orbitando uma outra estrela que não seja o Sol.

Os pesquisadores descobriram 6 exocometas orbitando uma estrela a cerca de 800 anos-luz de distância da Terra.

De 2009 até 2013, o telescópio espacial Kepler investigou e registou a curva de luz de cerca de 200 mil estrelas, descobriu muitos exoplanetas, outra grande quantidade de candidatos, e esses dados atualmente são públicos para que pessoas no mundo todo possam trabalhar.
Temos o programa de ciência-cidadã, chamado de Planet Hunters, onde a ideia é que pessoas no mundo todo explorem os dados do Kepler e ajudem de certa forma os cientistas nas suas descobertas.

Um desses cientistas-cidadãos, chamado Thomas Jacobs, gastou 5 meses vasculhando os dados do Kepler, e procurando por coisas inusitadas que os algoritmos de busca automática não pegaram, como quedas de brilho únicas.
Com isso ele conseguiu identificar numa estrela, chamada KIC 3542116, quedas de brilho que não eram simétricas como aquelas causadas por planetas.
Com a ajuda de um astrônomo profissional, concluíram que aquele padrão estaria relacionado a um objeto que parecia ter sido desintegrado pela estrela.
Com isso eles chegaram à conclusão que o que estava causando essa queda de brilho seria um cometa do tamanho do cometa Halley aproximadamente, e devido ao padrão observado puderam concluir que o cometa está sendo vaporizado ao passar perto da estrela, gerando uma cauda e essa cauda contribui também para a diminuição do brilho da estrela.

Falta agora a confirmação.

Fontes: MIT, Universe Today, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights