Astrônomos descobrem uma irmã gêmea da Via Láctea

Crédito: ESO / C. Malin

Muitos astrônomos caçam no universo objetos similares ou análogos àqueles que conhecemos.

Existem grupos de astrônomos que procuram por estrelas gêmeas do Sol, existem grupos de astrônomos que buscam por exoplanetas parecidos com a Terra, e existem astrônomos que procuram por galáxias parecidas com a Via Láctea.

A Via Láctea é uma galáxia um tanto quanto peculiar, não pela sua forma, pois parecida com ela temos muitas, inclusive a galáxia de Andrômeda, mas pelo seu ambiente.
A Via Láctea é circundada por cerca de 50 galáxias-satélites, sendo que as mais conhecidas são as Nuvens de Magalhães, a pequena e a grande.
Além disso, as Nuvens de Magalhães possuem determinadas características interessantes. Elas estão formando muitas estrelas e estão conectadas por uma ponte de estrelas.

Assim, se alguém quer encontrar uma irmã gêmea da Via Láctea, deve procurar por todas essas características. E foi isso que aconteceu.

Um grupo de astrônomos encontrou uma galáxia, localizada a cerca de 180 milhões de anos-luz de distância da Terra, que além de ser espiral barrada como a Via Láctea, possui galáxias-satélites, e duas delas lembram muito as Nuvens de Magalhães: em tamanho, em formação de estrelas e por estarem conectadas.

A galáxia em questão se chama NGC 2718 e o par de galáxias que lembram as Nuvens de Magalhães se chamam UGC 4703 e UGC 4703B.

A pesquisa foi feita com os astrônomos procurando por essas características num arquivo com aproximadamente 20 mil pequenas galáxias.

Essa descoberta é muito importante, pois é complicado estudar a nossa galáxia estando dentro dela.
A descoberta de um sistema análogo ao nosso, pode fornecer aos astrônomos pistas sobre o ambiente ao redor da Via Láctea, como ocorrem as formações de estrelas e como esses sistemas evoluem.

Fontes: New Scientist, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights