Sonda Voyager 1 religa seus motores após 37 anos

Crédito: NASA/JPL-Caltech

Se você tentar ligar seu carro parado depois de décadas, muito provavelmente ele não vai responder.
Mas a tecnologia espacial é realmente espetacular!

A Voyager 1 é a sonda mais rápida e a que está mais distante. Ela foi o primeiro objeto feito pelo Homem a entrar no espaço interestelar.

Ela foi lançada ao espaço há 40 anos atrás, e durante a sua viagem pelo sistema solar, sobrevoou os planetas Júpiter e Saturno, além de sobrevoar satélites naturais importantes desses dois planetas.

A última vez que a Voyager 1 teve seus foguetes acionados foi a 8 de Novembro de 1980, depois de passar por Saturno.

Mas, 37 anos depois, no dia 28 de Novembro de 2017, os engenheiros da Voyager 1 acionaram seus motores novamente e testaram a habilidade de orientar a sonda usando pulsos de 10 milissegundos.
Para saber se o comando foi dado e recebido com sucesso, os engenheiros tiveram que esperar 19 horas e 35 minutos! Esse foi o tempo que o sinal viajou até chegar na antena de Goldstone na Califórnia.

Tudo isso foi feito e testado para tentar estender mais um pouco a vida da sonda Voyager 1, e com isso tentar entender um pouco mais sobre o meio interestelar.

Embora ela não nos mande mais imagens nem dados tão completos, ela possui uma maneira de contar as partículas e também a intensidade tanto do vento solar como do que existe no meio interestelar, e a partir disso, os pesquisadores tiram suas conclusões.

Créditos: NASA, ESA, HubbleSite e Z. Levy (STScI)

O mesmo tipo de teste será feito com a Voyager 2, que possui esses mesmos motores, e devem estar em melhor estado do que o da Voyager 1.
Lembrando que a Voyager 2 ainda não alcançou o meio interestelar – deve acontecer nos próximos anos. Então é importante também ter a sonda funcionando e com a vida um pouco mais estendida.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights