Duas novas Super-Terras?

Crédito: University of Montreal

Recentemente, um grupo de pesquisadores revisitou os dados do exoplaneta K2-18b, que foi descoberto em 2015 orbitando a estrela K2-18, uma estrela do tipo anã vermelha, localizada a aproximadamente 111 anos-luz de distância da Terra.

Os pesquisadores usaram o instrumento HARPS instalado no ESO e através das medidas de velocidade radial, os pesquisadores conseguiram medir a massa do exoplaneta e o seu raio.
Por enquanto, com a tecnologia disponível, o exoplaneta foi classificado como uma super-Terra, ou seja, ele é na sua maior parte rochoso, com uma pequena atmosfera gasosa, mas é maior do que a Terra.

Uma surpresa ao analisar novamente os dados do K2-18b, é que ele tem um planeta companheiro.
Os pesquisadores conseguiram detectar um sinal de 39 dias relacionado à rotação da estrela K2-18, um sinal de 33 dias relativo à rotação do K2-18b, e outro sinal com 9 dias relativo ao companheiro do K2-18b.

O que os pesquisadores sabem hoje sobre esse sistema é que ele tem um exoplaneta, o K2-18b, que é uma super-Terra, localizado na zona habitável. E o K2-18c, que também parece ser uma super-Terra, mas que está fora da zona habitável, mais próximo da estrela.

Os pesquisadores agora esperam o telescópio espacial James Webb estar em funcionamento para tentar estudar a atmosfera do exoplaneta, tentar caracterizar melhor o sistema, e tentar confirmar a existência da segunda super-Terra.

Fontes: Phys.org , artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights