Simulações mostram como meteoroides explodem na atmosfera

Crédito: NASA / ESA

Você já parou para pensar o que acontece quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra e queima para gerar um meteoro? Como ele se desintegra?
A princípio parece algo simples: ele esquenta com o atrito e explode, certo?

Mas não é assim…

Um grupo de pesquisadores usou algoritmos modernos, códigos usados nas simulações de reações nucleares para entender como um meteoroide se desintegra na atmosfera da Terra.

Meteoroides são pequenos objetos que entram na atmosfera da Terra.
Quando ele é aquecido, e é gerado um rasto de luz, a esse rasto chamamos de meteoro. Quando parte desse meteoro sobrevive e atinge a Terra, o que colide com o solo chamamos de meteorito.

Estima-se que cerca de 44 toneladas de meteoroides atinjam a Terra a cada dia.
Os meteoroides são rochas empilhadas repletas de fraturas e com alta porosidade, e os pesquisadores nunca haviam levado em consideração como a percolação do ar no interior da rocha espacial levaria à sua desintegração.

Os pesquisadores usaram o evento de Chelyabinsk, onde um objeto de 20 metros de diâmetro explodiu a cerca de 29.7 km acima das montanhas Urais.
O objeto pesava cerca de 10 mil toneladas, mas somente 2 mil toneladas de detritos foram recuperados, o que significa que algo aconteceu na atmosfera superior que causou a sua desintegração.

As simulações mostraram que a atmosfera bate na face do meteoroide voltada para a Terra, formando um denso pacote de ar na frente da rocha; no outro lado se cria um vácuo.
A bolha de ar pressurizado na frente do meteoroide é fortemente atraída para o ambiente de baixa pressão desenvolvido atrás do meteoroide, fazendo com que as partículas de ar rapidamente fluam através das fraturas da rocha e pelos poros, da frente para trás da rocha.
O ar em alta pressão, se movendo através do meteoroide, força que os fragmentos se separem, fazendo com que o meteoroide se desintegre na atmosfera superior.

Os pesquisadores disseram que isso acontece normalmente com os asteroides menores e com os rochosos.
No caso dos asteroides ferrosos isso não deve acontecer, pois eles possuem menos poros e fraturas.

Muito interessante ver o detalhe que conseguimos hoje, aplicando técnicas avançadas de modelagem computacional, para conhecer o que acontece com um meteoroide na alta atmosfera terrestre.

Fontes: sci-news, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights