Água de Marte foi absorvida pela sua crosta

Crédito da ilustração: Simon Fraser University

Marte, Água, Vida: esse é o mantra que ainda vamos ouvir por muito tempo.

É praticamente consensual entre os pesquisadores que no passado distante, Marte teve muita água.
São inúmeras pesquisas, artigos e estudos, mostrando muitas evidências para isso, incluindo leitos de rios, leitos de lagos, sedimentos marinhos, etc.

Outro consenso, é que quando o planeta perdeu seu campo magnético, perdeu sua atmosfera e consequentemente a água que estava na sua superfície foi perdida também.
Desde então, Marte se tornou um mundo frio, e seco.

Mas nesse último ponto, podemos ter uma novidade.
Embora Marte tenha perdido parte de sua água devido à perda da atmosfera, um grupo de pesquisadores publicou um artigo onde mostram que parte da água de Marte não foi perdida para o espaço, mas sim absorvida pelas suas rochas.

Os pesquisadores modelaram as reações da água com a crosta de Marte e da Terra no início de suas vidas e descobriram que a crosta de Marte pode ter mais do que o dobro da quantidade de água da Terra, secando assim de forma efetiva a superfície do planeta vermelho.

Os pesquisadores descobriram que quase 300 metros da água da superfície de Marte foram absorvidos pela crosta do planeta e estão agora aprisionados em estruturas minerais microscópicas.

As implicações disso:
1 – Para a vida em Marte, não é nada bom. De acordo com os pesquisadores, para que a vida se desenvolva é preciso que a água líquida exista por bilhões de anos, o que não aconteceu no Planeta Vermelho.
2 – Para uma possível futura colonização de Marte, isso é bom. Sabe-se que a água está ali em algum lugar na subsuperfície marciana, e pode ser extraída e usada para os mais diferentes fins.

Fontes: sci-news, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights