Grande quantidade de Gelo de Água descoberto em Marte

Crédito: NASA / JPL-Caltech / UA / USGS

O planeta Marte não tem água líquida na sua superfície.
Mas é consensual entre os pesquisadores que no planeta vermelho existe uma grande quantidade de água congelada na subsuperfície.

Em 2008, o módulo de pouso Phoenix, que pousou perto do polo marciano, conseguiu escavar um pouco o terreno e revelou uma camada de gelo subterrâneo.

Estudos feitos com espectrômetros a bordo das sondas MRO e Mars Express, já haviam também encontrado evidências de gelo de água no subterrâneo de Marte.

E agora, usando a sonda MRO, um grupo de pesquisadores acaba de relatar a descoberta de espessos depósitos de gelo de água em 8 escarpas com taludes bem inclinados (cerca de 55 graus).
Esse gelo provavelmente foi depositado como neve há muito tempo atrás e o ambiente geológico foi o melhor possível para manter essa grande camada de gelo ali armazenada.

Talvez a principal diferença dessa detecção de gelo de água para as anteriores é que esses depósitos podem ter até 100 metros de espessura, estão localizados a apenas 1 metro de profundidade, e não estão localizados tão perto dos polos – estão em latitudes intermediárias.

Tudo isso facilita uma primeira aplicação desses depósitos de gelo de água, para servirem de fonte de recursos para futuras missões tripuladas a Marte, já que é uma boa quantidade, acessível e num local não muito perto do polo.

A outra aplicação é estudar essas camadas de gelo em busca de pistas sobre a história climática de Marte, o que é também de suma importância.
Mas para isso seria necessário mandar um rover para uma dessas escarpas para que ele a pudesse explorar e responder quando se formou, de onde veio esse gelo, etc.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights