Aí está ele, um Átomo!

Esta fotografia dum átomo em suspensão, e que podemos ver a olho nu ganhou com todo o brilho um prémio de fotografia!

O Físico quântico David Nadlinger é o autor desta proeza que está a maravilhar o mundo.

‘Single Atom in an Ion Trap’. Fotografia: David Nadlinger, cortesia da EPSRC.

Alguma vez pensou poder VER um átomo sem ser através da objectiva ocular dum sofisticado microscópio?

David Nadlinger, da Universidade de Oxford, conseguiu encurralar um átomo de Estrôncio numa armadilha de iões (de partículas com carga eléctrica) e ganhou, com esta incrível proeza,  o prémio da quinta edição anual da EPSRC, a Engineering and Physical Sciences Research Council’s.

A sua fotografia intitulada “Single Atom in an Ion Trap” fez algo de fantástico: tornou um átomo VISÍVEL para o olho humano!

A imagem foi obtida com uma vulgar máquina de fotografias digital, e mostra um átomo de estrôncio suspenso por campos eléctricos que emanam dos eléctrodos metálicos da armadilha de iões – e estes eléctrodos estão separados por 2 mm de metro.

Nadlinger tirou a fotografia através da janela duma câmara de ultra-vácuo que encerra a armadilha de iões.

Este aparato é usado para se explorar o potencial de átomos com carga eléctrica positiva ou negativa (iões) em novas aplicações como os relógios atómicos de alta precisão, em sensores e em computação quântica.


O Estrôncio é um metal suave e prateado que se incendeia em contacto com o ar e que reage com a água.

É conhecido pela sua utilização no fogo-de-artifício, quando vemos os vermelhos brilhantes deste espectáculo.

Mas a sua propriedade aqui usada é a que permite termos “brilho no escuro” com certas tintas e plásticos, dado que o Estrôncio consegue absorver a luz e reemitir essa luz lentamente.

É exactamente isso que sucedeu nesta fotografia.

Na legenda desta imagem premiada, Nedlinger explica:

“Quando é iluminado com um laser da cor azul-violeta correcta, o átomo absorve e reemite partículas de luz com rapidez suficiente para a câmara fotográfica a captar com uma exposição longa.”

O átomo de estrôncio parece maior do que o seu tamanho real dado que estava a emitir luz, e também porque estava a oscilar ligeiramente durante o longo tempo de exposição.


A sua inspiração para esta foto vencedora foi…

“A ideia de ver um átomo a olho nu sensibilizou-me como uma ponte maravilhosa, visceral e directa entre o minúsculo mundo quântico e a realidade macroscópica. Um cálculo provisório mostrou-me que a matemática estava do meu lado, e, numa tarde tranquila de domingo fui para o laboratório com a minha máquina fotográfica e um tripé e fui recompensado com esta imagem particular dum ponto azul pálido.”

A “single atom in a ion trap” obteve o 1º lugar na categoria “Equipment and Facilities” (equipamentos e instalações) e foi a vencedora à geral.

A competição da EPSRC teve cinco categorias:
Eureka & Discovery, Equipment & Facilities, People & Skills, Innovation, and Weird & Wonderful.

2 comentários

    • Armando Graça on 15/02/2018 at 09:42
    • Responder

    Uma vez mais aqui estou a agradecer a informação que este Site me oferece. Certamente não será a última, a não ser que, como é inevitável, eu me vá para outras «dimensões», eventualmente re-transformado nos átomos que me deram origem…

    Apesar da minha enorme ignorância em relação a este tão complexo assunto, não pude deixar de me sentir emocionado por este feito.

    Esta imagem vai ficar por algum tempo no meu ambiente de trabalho, como um monumento à investigação e para me ir lembrando deste sempre espantoso contraste entre um átomo infinitamente pequeno e um universo infinitamente grande.

    1. Caro Armando Graça,

      Confesso também ter ficado emocionado com esta proeza e esta “ponte maravilhosa” entre o mundo da Física quântica e o mundo clássico do muito grande.

      A fotografia deste átomo de estrôncio também está no meu ambiente de trabalho e falei ontem tanto dela no meu trabalho do dia-a-dia que os meus colegas já me chamavam “Sr. Átomo visível.” 🙂

      Muito Obrigado pelas suas palavras para o nosso site e, sobretudo, para todos os Cientistas que estão neste momento a fazer investigação.

      —-

      Aproveito para agradecer à Cientista Ana Pereira ter-me indicado o material que baseou esta publicação.

      Um excelente dia para todos. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights