Ocultação da estrela Aldebaran pela Lua

OCULTAÇÕES DE ESTRELAS PELA LUA

A Lua, no seu trajecto pelo céu, passa ocasionalmente em frente a uma estrela brilhante ou a um planeta, ocultando-o da nossa vista. A esse fenómeno dá-se o nome de… ocultação.

Há 4 estrelas de primeira magnitude que podem ser ocultadas pela Lua: Régulo (Alfa do Leão), Espiga (Alfa da Virgem), Antares (Alfa de Escorpião) e Aldebaran (Alfa do Touro).
Estas estrelas são suficientemente brilhantes para serem visíveis durante o dia, se observadas por um telescópio.

No próximo dia 23, a meio da tarde, ocorrerá uma dessa ocultações. A Lua irá ocultar a estrela Aldebaran.
A ocultação será visível em toda a Europa durante o dia; Aldebaran desaparecerá por detrás do bordo não iluminado da Lua (nesse dia entra na fase de quarto crescente), reaparecendo algum tempo depois por detrás do bordo iluminado.

Não é um fenómeno espectacular, mas não deixa de ser curioso observar outra estrela, para além do Sol, a meio do dia, sendo extremamente fácil de localizar porque a Lua é bem visível durante o dia.

Será necessário um telescópio para observar a ocultação. Quem não tiver telescópio e apenas tiver uns binóculos, aceite o desafio e tente observar o evento. Partilhem connosco o resultado.

No quadro abaixo, estão as horas a que a ocultação começa:

Hora de início da ocultação.
(imagem obtida do Stellarium, efemérides Sky&Telescope)