Jackpot!

Não é todos os dias que se vê uma coisa destas.

Em 20 de Setembro de 2016, o astrónomo amador Víctor Buso, na cidade argentina de Rosário, obtinha uma sequência de imagens da galáxia NGC 613, situada a cerca de 80 milhões de anos-luz na constelação austral do Escultor, quando detectou os primeiros momentos da explosão de uma supernova! Esta surge de repente nas imagens no instante preciso em que a onda de choque que percorreu o interior da estrela atingiu, há 80 milhões de anos atrás, a superfície — um fenómeno designado por shock breakout — originando um flash muito intenso de raios X, luz ultravioleta e visível. A supernova, posteriormente designada de AT2016gkg, era de um tipo designado por IIb, resultante da explosão de uma estrela maciça que perdeu as camadas exteriores ricas em hidrogénio.

Os primeiros momentos da supernova AT2016gkg na galáxia NGC 613 fotografados por Víctor Buso.

A análise das imagens de Buso permitiu a uma equipa de cientistas modelar a estrutura externa da estrela progenitora com um detalhe sem precedentes, um trabalho publicado na revista Nature. O cenário que emerge é o de uma estrela progenitora que terá iniciado a sua vida com 20 massas solares e faria parte de um sistema binário. Ao longo da sua evolução parte significativa das camadas exteriores teriam sido transferidas para a estrela companheira, restando apenas 5 massas solares no momento da explosão.

Umas semanas depois da descoberta, no dia 9 de Outubro de 2016, um grupo de astrónomos amadores portugueses, em que se incluía o autor, usou um telescópio remoto no Observatório de Siding Spring, na Austrália, para fotografar esta mesma supernova.


Referências:

An amateur astronomer caught a supernova explosion on camera.

M. Bersten et al., A Surge of Light at the Birth of a Supernova, Nature 554, pages 497–499 (22 February 2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights