Nibiru, Vulcano e outros planetas misteriosos

O canal Nerdologia debate as alegações de que existem planetas desconhecidos no nosso sistema solar.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sr. Carlos agradeço imenso por responder-me!

    Fiquei muito assustada e preocupada e minha dúvida (dentre muitas que surgiram…) aconteceu ao assistir a alguns vídeos de outro cientista que inclusive foi pesquisador e também lecionou na USP, o Prof. Dr. Geofísico Afonso Emidio de Vasconcelos Lopes, do canal Ciência de Verdade, que hoje vive nos EUA, o senhor já ouviu falar algo sobre ele?

    Se quiser, veja algumas das informações sobre ele, sobre essa tal senhora no canalCiência de Verdade (Canal que ele, o Prof. Dr. Geofísico Afonso Emidio de Vasconcelos Lopes mantém no Youtube): daí minha preocupação, pois ele, em absoluto, me parece uma pessoa que também é do meio científico (conforme o currículo que tem):

    (… comentário editado…)

    1. Maria Lúcia,

      Editei novamente o seu comentário, porque aqui não promovemos vídeos vigaristas, com mentiras para enganar as pessoas.

      A ciência não se baseia na falácia da autoridade. Até podia ser Einstein a falar sobre o Nibiru. Valia o mesmo. As evidências para a existência desse suposto planeta (ele já foi considerado por outros malucos, como sendo outra coisa), são nulas.

      E não é só a ciência que o diz. Basta a Ana Lúcia ir lá fora, à noite, e ver se Saturno, Júpiter e outros planetas do sistema solar estão no local onde deveriam estar, e pronto: comprova a inexistência de qualquer outro planeta no nosso sistema solar interior.

      Quanto ao nome que traz agora: ele não é astrónomo. Logo, está a falar de uma área que não é dele. E como mostram inúmeros estudos de educação científica, mesmo cientistas a falarem de áreas que não são as dele, cometem os mesmos erros (e deixam-se levar pelas mesmas tretas) que as pessoas comuns.
      Aliás, essa mesma pessoa é mais um dos crentes (crença pessoal, que é oposta a conhecimento) que a Terra é plana, mesmo que isso já tenha sido provado há 2500 anos como sendo mentira, e mesmo que baste enviar um balão atmosférico alto o suficiente com câmera de telemóvel para provar o contrário (como milhares de crianças fazem todos os anos nas escolas).

      Aqui a questão é que, enquanto a Maria Lúcia vê os seus vídeos no Youtube (o Youtube não é fonte credível), dá-lhe hits e ele ganha dinheiro com isso.
      A questão não é de conhecimento científico… mas sim de economia.

        • Maria Lúcia on 07/01/2020 at 20:30

        Sr. Carlos,

        Agradeço-lhe imenso por responder-me e pelo link indicado:
        http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru, o qual me permitiu acessar todo o material referente ao assunto publicado aqui neste excelente sítio.

        E fico a inquirir-me, por q afinal, pessoas da Ciência, porque, além dos mencionados, também tenho amigos dessa nobre área do conhecimento – muito inteligentes por sinal, incluindo um médico, pessoa excelente que, mostrando-se preocupadíssimo ano passado (2019), empregou muito tempo produzindo material online (textos/artigos) e estava a convidar (quase a implorar…) para que criássemos um grupo para salvarmos o Planeta Terra ‘dessa ameaça’; ação que só lhe rendeu desmoralização, também entre os seus pares…daí pairam as minhas dúvidas sobre os reais interesses por trás dessas sementes que são disseminadas.

        Quem de fato tem ‘travas nos olhos’?
        Eles ou nós?
        Penso que sejam eles, óbvio, pois não?
        E que tal assunto (dentre tantos outros, (igual terra-plana/terra esférica), servem apenas para ‘distrair’, dividindo e desunindo as pessoas, enquanto muitos dos nossos irmãos (da mesma e também de outras espécies) estão a morrer de inanição…muito, muito triste esse mal que pode contaminar mentes e corações, amedrontando as gentes , alcançando desde os mais privilegiados (letrados…) até os mais simples sem instrução…

        O Sr. verificou o material disponibilizado no canal (Ciência de Verdade) que tem mais de 300 mil subscritos?
        E aina há nesse canal, que ele mantém ativo por alguns anos, um vídeo com quase 800 mil visualizações sobre a Inversão do Campo Magnético, onde ele afirma que o objetivo vai além de ‘ser alarmista’: e tenciona apenas ‘antecipar as evidências’ (que ele apresenta com didática e muitos detalhes) para que as pessoas possam, na medida do possível e da forma que puderem, preparar-se para protegerem-se e proteger familiares, parentes e amigos, igual o pessoal – em vários países -, que também investiu muito tempo, recursos e dinheiro na construção de bunkers (abrigos luxuosos) e estoque de alimentos mundo afora…

        Quiçá todos nos uníssemos: desde as pessoas simples (e muitas vezes mais sábias…) com pessoas mais instruídas nas academias (para além dos que cultivam e semeiam o terror, mais o papa com toda a riqueza do Vaticano…) e juntos desenvolvêssemos grandes projetos, com tecnologia que já temos (que, essa sim, é bem real e palpável…) e criássemos outras tantas…em prol e pela vida, não é?

        Abrçs

      1. Maria Lúcia,

        Sobre a inversão do campo magnético, tem este artigo:
        http://www.astropt.org/2011/12/06/campo-magnetico-da-terra-reversao-dos-polos/

        Quanto ao médico, é o que eu dizia anteriormente: ele nada entende de astronomia.
        Eu também não entendo de medicina, mas não ando a inventar coisas… 😉

        Quanto aos grandes projetos tecnológicos realizados por pessoas com diferentes conhecimentos, são feitos todos os dias.
        A internet onde está, é um desses exemplos.

        abraço!

  2. E a forma de ‘inquisição atual’ até de conceituados cientistas?
    Existe?

    E cientistas têm o direito de mudar, superando o ‘ego’, a partir do que lhes parecer/constatar de ‘sólidas evidências?

    O que podemos concluir a partir do que aconteceu com esta cientista quando, de forma corajosa, decidiu questionar, destoando da comunidade científica?

    Drª. Claudia Albers pesquisadora do Planeta Nibiru, renomada cientista, graduada em Física, com primeiro mestrado em Física Teórica, segundo mestrado em Educação Científica e PhD em Física de Partículas pela Universidade de Witwatersrand em Johannesburg, que também lecionou Física durante 17 anos nessa mesma universidade (de Witwatersrand em Johannesburg)…diz:

    (…comentário editado…)

    1. Peço desculpa, mas como temos dito aqui vezes sem conta, este local de ciência não serve para se vir promover pseudo-ciências e mentiras nos comentários. Daí ter editado o seu comentário.

      Não há qualquer inquisição. Inquisição foi na religião. Na ciência debatem-se evidências.

      Esse nome não diz respeito a qualquer cientista. Não existe qualquer pessoa com esse nome que seja graduada em física. Aliás, basta ver o que ela diz sobre a fantasia de Nibiru, para se perceber que não entende o que qualquer aluno de física de 1º ano já entende (ou qualquer pessoa que tenha olhos e olhe para o céu em busca dos planetas).

      Esse nome foi inventado por parvinhos de internet para enganar aqueles que não procuram fontes confiáveis.

      Quanto a Nibiru, não existe.
      Já se sabe tudo sobre a invenção de Nibiru.
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights