Fitas e pérolas

Crédito: ESO

A fotografia desta semana mostra fitas de gás e poeira em torno do centro da galáxia espiral barrada NGC 1398. Esta galáxia situa-se na constelação da Fornalha, a aproximadamente 65 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Em vez de começarem no meio da galáxia e espiralarem para o exterior, os braços em espiral da NGC 1398 têm origem numa barra direita, formada de estrelas, que corta a região central da galáxia. Uma grande parte das galáxias em espiral — cerca de dois terços — apresenta esta estrutura, no entanto ainda não é claro se e como é que estas barras afectam o comportamento e o desenvolvimento das suas galáxias.

Esta imagem foi criada a partir de dados obtidos pelo instrumento FORS2 (FOcal Reducer/low dispersion Spectrograph 2), montado no Very Large Telescope do ESO (VLT) no Observatório do Paranal, no Chile, e mostra a NGC 1398 em grande detalhe, dos escuros trilhos de poeira que sarapintam os braços em espiral às regiões de formação estelar em tons rosa que aparecem nas regiões mais externas.

A imagem foi criada no âmbito do programa Jóias Cósmicas do ESO, o qual visa obter imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do ESO, para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados obtidos podem ter igualmente interesse científico e são por isso postos à disposição dos astrónomos através do arquivo científico do ESO.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights