Noite silenciosa no Paranal

Crédito: ESO / A. Tudorică

Um manto de estrelas observa serenamente lá do alto o Cerro Paranal, no Chile, à medida que o Sol nascente aquece suavemente o horizonte com tons de vermelho e amarelo.

O Cerro Paranal alberga o Very Large Telescope (VLT) do ESO — e esta fotografia panorâmica mostra o telescópio em todo o seu esplendor. Podemos ver os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros do VLT alinhados do lado esquerdo da imagem, prontos a explorar o Universo.

Podemos ver também dois dos mais pequenos Telescópios Auxiliares de 1,8 metros do lado direito; o VLT tem quatro destes telescópios no total, todos amovíveis ao longo de uma rede de carris, podendo por isso alterar-se as suas posições à medida das necessidades. Ao fundo, vemos ainda o VLT Survey Telescope de 2,6 metros (VST) — a mais recente adição ao Paranal — visível para lá do Telescópio Principal que se situa mais à direita.

Por cima e entre os dois Telescópios Principais mais à esquerda vemos a nossa vizinha mais próxima, a Galáxia de Andrómeda, que aparece como uma mancha brilhante no céu noturno.

Esta fotografia foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Alexandru Tudorică.

Fonte (transcrição): ESO

1 comentário

  1. Linda foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights