7 motivos para você amar a Missão InSight para Marte

Crédito: NASA / JPL-Caltech

A NASA está se preparando para lançar a missão Insight para Marte.
O lançamento está previsto para acontecer em 5 de Maio de 2018.

Embora rovers e sondas estejam estudando o Planeta Vermelho, a sonda Insight tem objetivos muito específicos e inéditos.
Vale lembrar que ela não é um rover e sim um lander, ou seja, ela não vai se locomover em Marte, vai sim pousar em um determinado lugar e explorar o planeta nesse local.

1 – A sonda Insight será a primeira a estudar o interior de Marte, por isso ela tem esse nome, Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport. Como o nome já diz, ela vai fazer medidas sísmicas de Marte (como se tirasse o pulso do planeta), vai estudar a geotermia do planeta (como se estivesse medindo sua temperatura) e através de ondas de rádio vai estudar os reflexos do planeta.

2 – Só com esses métodos geofísicos é que é possível entender o interior do planeta, e ao entender o interior do planeta, é possível entender como o planeta se formou, e esses estudos poderão ser comparados a estudos parecidos feitos aqui na Terra. Os resultados poderão ser usados num melhor entendimento do Sistema solar e até mesmo em estudos de exoplanetas.

3 – A sonda Insight levará um sismômetro e com isso tentará medir e detectar terramotos em Marte. Os sismos em Marte devem existir mas possuem outras origens: fraturas, vulcanismo e impactos de asteroides. Com a propagação das ondas sísmicas pelo interior do planeta, os cientistas planetários poderão entender definitivamente a estrutura interna de Marte.

4 – A Insight será a a primeira sonda interplanetária a ser lançada da costa oeste norte-americana. O lançamento deve acontecer em 5 de Maio de 2018, direto de Vandenberg na Califórnia a bordo de um foguete Atlas V.

5 – Quando decolar, o Atlas V, além de levar a sonda Insight, irá levar também dois cubesats, os chamados Mars Cube One. Será a primeira vez que se utilizará cubesats em uma missão interplanetária e se tudo correr como o previsto eles podem ser usados para melhorar a comunicação com o planeta vermelho, além de serem mandados para missões exploratórias.

6 – Ao estudar as anomalias térmicas de Marte, a sonda Insight poderá nos ensinar muito sobre a formação de vulcões no planeta vermelho. Só para lembrar: a região de Tharsis possui os maiores vulcões do Sistema Solar, incluindo o Monte Olympus. O termómetro da Insight penetrará 5 metros no solo marciano e ao estudar a taxa do fluxo de calor no interior do planeta ela poderá revelar a quantidade de energia que gera mudanças na superfície.

7 – Marte é considerado um planeta fóssil, pois está inativo há bilhões de anos. Isso é fundamental para que possamos entender o passado do Sistema Solar e da própria Terra. Assim, a Insight nos levará para uma verdadeira viagem no tempo ao estudar o planeta vermelho.

Agora, é só esperar o lançamento em Maio de 2018 e ela deve chegar em Marte no final do ano para dar início às suas atividades.

Fonte: NASA