Descobertas 3 Super-Terras transitando estrela

Crédito: Karen Teramura & BJ Fulton, UH IfA

Na área dos exoplanetas, descobrir 1 já é muito bom.
Mas as coisas tornam-se mais interessantes quando é descoberto um sistema planetário com mais de um planeta.

Um grupo de pesquisadores anunciou a descoberta de um sistema planetário múltiplo, e que além disso, é composto por 3 super-Terras que transitam sua estrela.
Isso torna o sistema da estrela GJ 9827 um dos poucos conhecidos com essa característica, ou seja, múltiplos planetas pouco maiores que a Terra transitando a estrela.

Este sistema está a aproximadamente 100 anos-luz de distância da Terra.

Os 3 planetas descobertos possuem raios de 1.3, 1.6 e 2.1 vezes o raio da Terra, orbitam sua estrela a 1.2, 3.6 e 6.2 dias respectivamente, e possuem temperaturas de 1172, 811 e 680 Kelvin respectivamente.

Mas o mais interessante desse sistema além de ser múltiplo, e composto por super-Terras, é que os 3 exoplanetas poderão ter suas atmosferas estudadas posteriormente em detalhe.
Essa descoberta é passada para o Hubble, Spitzer e posteriormente para o James Webb, que farão então o trabalho de caracterização completa da atmosfera dos exoplanetas.

Por isso, todas essas descobertas são importantes, pois a cada descoberta feita, além de você aumentar a estatística de exoplanetas conhecidos, você também tem a chance em determinados casos de estudar as suas atmosferas, e isso faz com que você teste, calibre e melhore os métodos de análise atmosférica de exoplanetas.

Realmente é uma das áreas da astronomia que avança com maior velocidade e apresentando resultados fantásticos, praticamente a cada dia.

Fontes: Phys.org, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights