A possibilidade de Vida em Encélado

Crédito: NASA

Um trabalho parecido ao que foi feito para Europa, também foi feito sobre a vida em Encélado e foi publicado na Nature Communications.

Os mundos oceanos do nosso sistema solar são com certeza os melhores lugares para se procurar vida.
Óbvio que se a vida existir, não será uma vida desenvolvida. Na verdade, esse estudo mostrou que os organismos do tipo arqueia, que são encontrados em ambientes extremos da Terra, poderiam ser encontrados também em Encélado.
Na Terra esse tipo de organismo é encontrado em ambientes de alta temperatura perto das fumarolas, as fontes hidrotermais no assoalho oceânico e possuem a capacidade de converter o dióxido de carbono e o gás hidrogênio em metano. Esse metano é o mesmo que já foi detectado nas plumas de Encélado, as plumas que o satélite ejeta para o espaço.

Para saber se isso seria possível, os pesquisadores reproduziram em laboratório o ambiente de Encélado e observaram que nesse ambiente um tipo desses organismos, conhecido como Metanotermococus, sobreviveu.

Os dados e os resultados baseados puramente em estudos de laboratório mostram que é possível esses organismos existirem em Encélado.

Os pesquisadores deixaram claro que não é nenhum tipo de vida extraterrestre inteligente. Os estudos mostram somente a possibilidade de microorganismos.
O que, obviamente, já seria espetacular!

Os pesquisadores precisam estudar mais, para descartar a possibilidade do metano de Encélado ser de origem geoquímica e não biológica. E depois aprofundar nos estudos de astrobiologia, para chegar a uma conclusão definitiva.

Europa – Encélado – Titã: em qual deles encontraremos primeiro vida no Sistema Solar, além da Terra?

Fontes: Phys.org, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights