Sonda Dawn observa mudanças recentes em Ceres

Cratera Juling, em Ceres.
Créditos: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/ASI/INAF

Foram publicados na revista Science dois artigos sobre as mais recentes descobertas que a sonda Dawn fez no planeta-anão Ceres.

Talvez uma das principais descobertas da sonda Dawn, foi mostrar que esse é um mundo em transformação.
Até agora, os pesquisadores só tinham evidências dessas transformações, mas agora eles conseguiram pela primeira vez detectar diretamente essas mudanças na superfície de Ceres.
A sonda Dawn conseguiu obter dados químicos, geológicos e geofísicos, importantes de Ceres.
Com esses dados os pesquisadores calcularam a espessura da crosta de Ceres (cerca de 40 km) e que é rica em água, sais, e possivelmente materiais orgânicos.
Com esses dados, os pesquisadores conseguiram observar a presença de elementos como carbonato de sódio e carbonatos hidratados que foi a primeira vez que foram detectados em um outro corpo que não a Terra.
E essa presença de carbonatos hidratados só pôde ser identificada devido às recentes mudanças sofridas por Ceres.

Normalmente esses carbonatos levariam milhões de anos para aparecer na superfície, mas apareceram num período curto de tempo, ou seja, Ceres tem na sua superfície uma atividade recente, além de apresentar o que os pesquisadores chamam de um ciclo de gelo.
Isso está acontecendo agora, pois Ceres está se aproximando do Sol, na trajetória de sua órbita. Isso está expondo partes de crateras que até então estavam nas sombras. Isso está fazendo com que o gelo aumente nessas crateras e os pesquisadores estão conseguindo registar essas mudanças.

Com tudo isso, com todos os novos dados, as novas informações, os pesquisadores chegaram à conclusão de que Ceres é um objeto que está quimicamente e geologicamente ativo.

Ainda é impressionante a quantidade de informações relevantes e surpreendentes que a sonda Dawn produz de Ceres, e o quanto Ceres ainda surpreende os pesquisadores.

Realmente o Sistema Solar é muito mais complexo do que poderia imaginar nossa vã filosofia!

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights