Laços sobre La Silla

Crédito: Y. Beletsky (LCO) / ESO

Esta fotografia do Observatório de La Silla do ESO no Chile foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Yuri Beletsky e revela toda uma série de fenómenos astronómicos.

O plano central da nossa galáxia estende-se, ligeiramente encurvado, ao longo da imagem, salpicado de manchas brilhantes de gás e trilhos escuros entrelaçados de poeira. Apesar de ser difícil de distinguir inicialmente contra o intricado fundo cósmico, a constelação de Orion pode ser vista na parte superior esquerda da imagem. Várias nuvens cor de rosa, com origem no ténue brilho do gás de hidrogénio ionizado, parecem estender-se para além da banda da Via Láctea, indicando a presença de estrelas jovens e quentes. Uma destas regiões é o Anel de Barnard, que rodeia a famosa Nebulosa de Orion e podemos ver a circundar o cinturão de Orion.

O telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que se encontra por baixo deste céu noturno colorido, está atualmente envolvido em observações de seguimento das mais energéticas explosões que ocorrem no Universo — as explosões de raios gama. O telescópio é também utilizado para obter imagens do Universo próximo com o instrumento Wide Field Imager (WFI).

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights