Estrela de Tabby apresenta a maior queda de brilho desde a sua descoberta

Crédito: NASA

A nossa querida estrela KIC 8462852 continua sendo estudada e vigiada por uma equipa de astrônomos, incluindo a Tabetha Boyajian que foi a primeira a estudar a estrela.

A estrela de Tabby está localizada na constelação de Cygnus, a 1280 anos-luz de distância da Terra, e é mais pesada, mais brilhante e maior que o Sol.

Em 2015, foi publicado um trabalho mostrando que a Estrela de Tabby possuía quedas na sua curva de luz, que eram muito mais altas do que as quedas de brilho provocadas pelo trânsito de exoplanetas, além de serem quedas não regulares.

Desde então, uma dezena de hipóteses foram formuladas para explicar o comportamento da estrela, desde família de cometas até à famosa esfera de Dyson.
Atualmente a hipótese mais aceite é que seja um anel de poeira espesso ao redor da estrela que pode ser formado por restos de cometas e planetas.

No dia 16 de Março de 2018, a Tabetha postou uma figura mostrando a curva de luz da estrela, indicando uma grande queda de brilho.
De acordo com a astrônoma, essa é a maior queda de brilho já registada depois da queda de 20% registada pelo Kepler em 2013.
Isso está intrigando os astrônomos.

Além disso, recentemente foi publicado um artigo que mostra que a estrela de Tabby possui uma companheira próxima, mas essa estrela não está gravitacionalmente ligada à estrela de Tabby.

O que será que está acontecendo com a estrela de Tabby dessa vez?
E essa estrela companheira, será que pode bagunçar de alguma forma as explicações para o comportamento da estrela de Tabby?

Fontes: IFLS, Blog da Equipa da Tabby, artigo científico, AstroPT, AstroPT, AstroPT, AstroPT, AstroPT