2000 dias do Curiosity em Marte

Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Atualmente existem 2 rovers ativos em Marte: o Opportunity e o Curiosity.

Em 19 de Fevereiro de 2018, o Opportunity completou 5000 dias de trabalho em Marte (Sol).
E ontem, dia 23 de Março de 2018, chegou a hora de outra data importante: os 2000 dias de trabalho em Marte do rover Curiosity.

O Curiosity pousou em Marte em Agosto de 2012, e desde então já percorreu 18.7 quilômetros no interior da Cratera Gale.
Em 2013, o Curiosity já havia completado o principal objetivo de sua missão: ele descobriu através das análises das rochas por onde andou, que o interior da Cratera Gale foi antigamente um grande lago, um lago de água doce, água com pH neutro, e que possuía as condições químicas e o ambiente propício para o desenvolvimento da vida como a conhecemos.
Depois disso, o Curiosity continuou sua jornada, investigou um campo de Dunas, perfurou o solo marciano, e desde 2014, está escalando o Monte Sharp, a montanha que existe no centro da Cratera Gale.

Nesse período todo, um facto que sempre chamou a atenção foram as rodas do rover que já estão bem danificadas.
Além disso, a sua furadeira, a ferramenta usada para perfurar o solo marciano, não funciona mais como no começo e os engenheiros tiveram que encontrar uma forma de dar a volta ao problema.

O Curiosity agora irá explorar camadas de rochas localizadas na base do Monte Sharp.
Essas rochas são formadas por minerais argilosos, pois elas se formaram em contato com a água do lago, e ao estudá-las o Curiosity poderá conseguir novas ideias sobre como foi a presença da água em Marte num passado remoto.
A área que o Curiosity irá explorar agora está destacada na imagem feita pelo rover do seu próximo alvo geológico.

Vale lembrar que a missão original do Curiosity era de 2 anos, mas ele já está indo para seu sexto ano em solo marciano e mesmo com alguns problemas ainda faz um trabalho excepcional.

Daqui a pouco, novos rovers e landers chegam em Marte para ajudar nesse trabalho: em novembro de 2018 deve chegar o lander InSight, e em 2020 a Mars 2020 e a ExoMars, dois novos rovers para explorar o Planeta Vermelho.

Até lá, parabéns ao Curiosity!!!

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights