Cerberus Herculis (Arp 272)

Arp 272 (HD).
Créditos: NASA/ESA/Hubble Heritage/Ruben Barbosa

Arp 272 é um par de galáxias em interação, constituído por duas galáxias espirais NGC 6050 (à esquerda) e IC 1179 (à direita).

Também chamadas de Cerberus Herculis (o monstro de três cabeças da mitologia grega), Arp 272 fica a cerca de 490 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Hércules. Para esta distância estimada, o quadro abrange mais de 150 mil anos-luz.

O catálogo de Arp contém somente 5 objetos deste tipo (269 a 273), ou seja, um par de galáxias ligadas por um braço.

Ao centro e ligeiramente acima, é visível uma terceira galáxia. Esta pequena estrutura parece estar em interação gravitacional com as duas maiores.

Ficha técnica:

• Aquisição: NASA/ESA/Hubble Heritage
  • Processamento: Ruben Barbosa

O download dos ficheiros utilizados neste artigo pode ser feito no link que se segue e está acessível para o público em geral. Depois bastará fazer o processamento (utilizando, por exemplo, freeware como o GIMP). FITS e Galeria de Galáxias em Interação Gravitacional.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.