Experimento mostra como Asteroides trouxeram água para a Terra

Crédito: Terik Daly

Uma grande questão na ciência planetária é: como a água e voláteis se originaram e foram transportados no Sistema Solar? De onde veio a água que existe na Terra?

Essa é uma pergunta ainda sem resposta, um grande mistério.

Durante muito tempo se pensou que os planetas internos do Sistema Solar se formaram como rochas secas e depois com o passar do tempo o impacto de cometas congelados fez com que a água existisse no nosso planeta.

Essa ideia perdeu muita força após a sonda Rosetta analisar o cometa Churyumov-Gerasimenko, que mostrou que a água presente nele era bem diferente da água presente na Terra.

Isso fez com que os cientistas planetários pensassem então que a água pode ter vindo de asteroides.
Na verdade, análises isotópicas mostram que a água na Terra é parecida com aquela presente em asteroides carbonáceos.

Mas como funcionou esse processo, esse mecanismo, os impactos? Isso não é bem compreendido ainda.

Nada melhor para entender um fenômeno desses do que uma simulação.
Mas esperem…
Existe um outro tipo de simulação que é a chamada simulação física. Em geologia é muito usado. Você constrói um modelo físico do que você quer estudar e ali você faz seus experimentos.

E foi usando modelagem física que um grupo de pesquisadores começou a estudar como a água pode ter chegado na Terra a bordo dos asteroides.
Os pesquisadores atiraram projéteis a uma velocidade de 5 km/s numa amostra preparada para isso, e depois do impacto analisaram os detritos, procurando se a água pode ter ficado aprisionada na amostra que foi impactada.
Eles descobriram que para velocidades e ângulos de impacto semelhantes àqueles observados no Sistema Solar, cerca de 30% da água presente no projétil ficou presa em detritos pós-impacto.
A maior parte da água ficou presa na rocha que foi derretida no momento do impacto e então solidificou novamente e esfriou. Também ficou nas chamadas brechas.

Todo o processo foi muito bem estudado e os pesquisadores puderam dizer que mesmo quando o projétil é todo destruído, no momento do impacto é gerada uma pluma. Nessa pluma, a água está presente. E essa água é então recapturada pelas rochas e fica aprisionada.

Essas simulações dão uma boa ideia de como a água chegou na Terra, muito provavelmente a bordo de asteroides do tipo carbonáceos que são ricos em água.

Esse experimento também explicaria como a água chegou na Lua e até mesmo em Mercúrio.

Um experimento físico como esse é de suma importância e muitas vezes acessa pontos que simulações computacionais não conseguem acessar.

Mais estudos são necessários para provar as conclusões desta investigação.

Fontes: Phys.org, artigo científico

1 comentário

  1. Planetas com campo magnético e um pouco de oxigênio na atmosfera capturam íons protônicos de sua estrela (auroras) e os recombinam com o oxigênio da atmosfera para formar água. Morreremos afogados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights