Hydrus 1: a nova Galáxia-Satélite da Via Láctea

Crédito: Koposov et al. 2018

Nas vizinhanças da Via Láctea, temos cerca de 50 galáxias-satélites.
Essas galáxias satélites são importantes para compor o ambiente galáctico. Elas podem no futuro se fundir com a Via Láctea e podem ajudar a entender como as galáxias se formam e evoluem.
Essas galáxias, são, na sua maioria, galáxias-anãs. Assim, descobri-las não é uma tarefa fácil. Mas de vez em quando acontece. E foi isso que aconteceu recentemente.

Um grupo de pesquisadores descobriu uma nova galáxia-anã nas imediações da nossa galáxia.
A descoberta foi realizada com o Telescópio Blanco de 4 metros de diâmetro, montado no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo no Chile.
Os pesquisadores usaram a chamada DECam, ou Câmera de Energia Escura, para observar a região entre a Pequena e Grande Nuvem de Magalhães, conhecida como Ponte de Magalhães.

A galáxia recém-descoberta foi classificada como sendo uma galáxia-anã ultra apagada.
Ela está localizada a cerca de 90 mil anos-luz de distância do Sol, e a 78 mil anos-luz de distância da Grande Nuvem de Magalhães.
Ela tem um raio aproximado de 163 anos-luz.
Foi chamada de Hydrus 1, pois foi descoberta na constelação de Hydrus.

A galáxia é dominada por matéria escura.
Tem uma população estelar velha e pobre em metais, com algumas estrelas azuis e duas variáveis do tipo RR Lyrae.
Ela está sendo considerada uma galáxia da família de Galáxias de Magalhães.

Os pesquisadores ainda têm a dúvida se ela é mesmo uma galáxia ou um aglomerado globular de estrelas, mas a maior probabilidade é que seja uma galáxia-anã.

Agora que a segunda base de dados da Gaia foi lançada, os pesquisadores poderão procurar nesses dados informações adicionais para conhecer melhor essa galáxia.

Anote aí então: Hydrus 1, mais uma galáxia na lista de galáxias-anãs na nossa vizinhança cósmica.

Fontes: Phys.org, artigo científico