Alienígenas presos na gravidade de Super-Terras?

Crédito: Kateryna Kon, Shutterstock

Onde estão todos os alienígenas?
Se o universo tem tantas galáxias e estrelas, não é possível que estejamos só. Se não estamos só, onde eles estão?
Essa é uma pergunta feita constantemente. É a base do Paradoxo de Fermi, da Equação de Drake e de todos os que de alguma forma acreditam, estudam ou querem saber sobre os outros seres que habitam o universo.

Recentemente, apareceu uma outra possível resposta para essa pergunta.

Os alienígenas estão presos em seus próprios planetas e não podem sair de lá.
Presos, como?

Desde que os astrônomos começaram a descobrir exoplanetas, podemos dizer que essas questões sobre vida em outros planetas tornaram-se mais discutidas.
Muitos planetas já foram descobertos, alguns perto da zona habitável, outros dentro.
Porém, a grande maioria dos planetas descobertos é maior que a Terra. São as chamadas super-Terras. Além de já terem sido descobertas uma grande quantidade de Júpiter Quentes. Mas vamos ficar só com as Super-Terras, pois viver num gigante gasoso não deve ser bom.

Com essas informações, um grupo de pesquisadores resolveu calcular como seria usar um foguete para sair desses planetas e viajar pelo universo até nos visitar.
Os pesquisadores mostraram que numa Super-Terra, para se ter um foguete como o Saturno V da missão Apollo, ele teria uma massa de 440 mil toneladas, ou seja, algo impraticável.
Além disso eles calcularam que para um exoplaneta do tipo Super-Terra que seja 70% maior que a Terra e 10 vezes mais massivo, como é o caso do Kepler-20b, a velocidade de escape é 2.4 vezes maior que a velocidade de escape no nosso planeta.
Só seria viável para uma civilização morando numa Super-Terra se livrar da gravidade de seu planeta com algum tipo alternativo de propulsão (ex: nuclear).

O pesquisador disse ainda que civilizações em Super-Terras provavelmente usariam sinais de rádio ou algo do tipo para se comunicar, ao invés de mandar uma nave para outro mundo na galáxia.

Será que podemos eliminar as super-Terras da lista de planetas de onde saem os alienígenas?
Não é que eles não existam nesses planetas, mas eles estão ali aprisionados, presos pela própria gravidade.

Ou será que ele poderiam usar algum outro tipo de propulsão?

Fontes: Phys.org, artigo científico

2 comentários

  1. Não podiam usar elevadores espaciais nessas super-terras? Ou como nos filmes de ficção criarem mais rapidamente propulsão anti-gravidade?

  2. Olá Sérgio,

    O artigo original, de duas páginas, não foi publicado em qualquer revista científica porque pouco ou nada tem de científico.

    O facto de ter matemática não quer dizer que seja um artigo científico. A astrologia também usa a matemática e é uma pseudo-ciência.

    Neste caso, o que se passa é que o autor não traz qualquer discussão sobre extraterrestres.
    O artigo dele basicamente é a dizer que se uma civilização humana no nível de desenvolvimento do nosso século XX, vivesse numa Super-Terra (em vez de na Terra), então com os meios de propulsão convencionais da Humanidade do século XX, precisaria de X força para fugir à gravidade do planeta (velocidade de escape).

    Ou seja, nada tem a ver com extraterrestres.
    Mas sim com Humanos do século XX a viverem nessa Super-Terra.

    abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights