X-Men

Recentemente fiz binge-watching dos filmes X-Men.

Não era fã deste género de filmes.
No entanto, com esta maratona de filmes, passei a gostar muito mais deles.

Para mim, o melhor filme é o Deadpool.
Depois, gostei muito de “Dias de um Futuro Esquecido”, “First Class”, e os dois primeiros filmes que saíram de X-Men.
Apesar da crítica dizer maravilhas do filme “Logan”, é verdade que gostei, sobretudo porque ele morre e aparece uma filha (?) de Logan (a Laura). No entanto, não gostei tanto como dos filmes que referi anteriormente, porque me pareceu um filme muito parado e sem os outros mutantes.
Apesar de quase toda a gente dizer mal do filme “Origens: Wolverine”, eu até gostei. Mesmo reconhecendo as inúmeras inconsistências e parvoíces que o filme apresenta (ex: nem o Wolverine nem o Deadpool morrerem é estúpido).

Em primeiro lugar, não aconselho a ver os filmes seguidos, pela ordem em que saíram. É demasiada confusa a timeline. Ao andar para trás e para a frente, perde-se o fio à meada.
Para se prevenir essa confusão, deve ver-se pela ordem cronológica inerente aos filmes.

Os filmes lidam muito com o racismo. Sobretudo os primeiros filmes que saíram no cinema.
Os mutantes são diferentes, são “melhores” (com capacidades superiores) que os humanos em termos físicos.

Os Humanos têm medo de tudo o que é diferente e do que não compreendem. Por isso, os Humanos unem-se para combater o suposto inimigo (os diferentes): os mutantes. É a mesma coisa que em diversos outros filmes, sobretudo com extraterrestres supostamente maus (como o Alien).
Tal como no filme Alien, em que o alienígena é vista como má mas na verdade é só uma mãe a proteger os seus filhos, também nos filmes X-Men, o Magneto é visto como o mau, mas é explicado nos filmes que na verdade ele é somente a favor da natureza, defendendo que as pessoas são belas da maneira que são (mesmo mutantes), e por isso defende que os mutantes devem ter orgulho de o serem. Penso que toda a gente consegue perceber e defender essa perspetiva. Daí a Raven (Mystique) preferir o Magneto ao Professor X (que a vê como alguém diferente, a ser domada).
Sob esta perspetiva, tal como é defendido pelo Magneto, os X-Men é que são os traidores: porque não querem assumir o que são (não defendem a sua raça).

Claro que convém também não esquecer que Magneto teve uma vida, desde muito jovem, de grande sofrimento. E isso faz com que tenha um forte sentimento de vingança sobre os Humanos. Esta é a causa da personalidade maléfica dele.

Apesar de ter gostado bastante do filme “Dias de um Futuro Esquecido”, este filme teve um erro que é comum em praticamente todos. Toda a história deixava de existir, se fosse feita uma decisão inicial diferente. Por exemplo, os mutantes poderiam ter destruído os robôs sentinelas e assim salvado os Humanos. Nessa altura, os Humanos teriam abraçado e celebrado os mutantes. E acabava-se o filme 🙂

Termino com uma das coisas que adoro nos filmes: os cameos do Stan Lee.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights